A ESCOLA

Sejam bem-vindos.

Dr José Luís Presa
Dr. José Luís Presa
Diretor Geral
A ETAP – Escola Profissional tem, atualmente, como entidade proprietária a COOPETAPE, foi criada em 1989 e é uma das Escolas mais antigas e prestigiadas do país, tendo sido a primeira a ser criada na Região Norte e a segunda a nível nacional.

A ETAP organiza percursos de educação e formação, inicial, dirigida a jovens, e contínua, dirigida a adultos, em várias áreas de formação e a sua atividade desenvolve-se em várias localidades do Alto Minho, designadamente: Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo e Ponte de Lima,

A ETAP está acreditada pela DGERT nos domínios da Conceção, Organização, Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação das atividades formativas, desenvolve atividades de reconhecimento de competências escolares e profissionais, através do CQEP – Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, e está acreditada como sendo uma organização de qualidade, nos termos das Normas ISO 9001.

A ETAP, ao longo dos vinte anos que leva de funcionamento, formou milhares de jovens e centenas de adultos em áreas de formação como a hotelaria e turismo, a construção e engenharia civil, as artes gráficas, o ambiente e recursos naturais, a gestão, o comércio, a informática, dentre outras, registando, sempre, em todas elas, elevados índices de satisfação.

Os colaboradores da ETAP desenvolvem a sua atividade numa lógica de melhoria contínua exigindo-se, sempre, elevados padrões de qualidade. Queremos que os nossos formandos, os pais e encarregados de educação e os agentes económicos e sociais da nossa região vejam na ETAP, uma Escola que está ao serviço de todos quantos querem valorizar-se pessoal e socialmente.

Sejam bem-vindos à página da ETAP – Escola Profissional.

Entidade Proprietária.

A COOPETAPE, entidade proprietária da ETAP-Escola Profissional, à luz dos Estatutos, publicados no DR em 15 de Julho de 1999 tem como objeto social ministrar o ensino em geral e o ensino tecnológico, artístico e profissional, em particular, e desenvolver atividades correlacionadas com a formação inicial e contínua.

A Cooperativa, além de ministrar o ensino, tem ainda como finalidades principais:

  • Contribuir para a formação integral dos jovens proporcionando-lhes, designadamente, preparação adequada para um exercício profissional qualificado.
  • Desenvolver mecanismos de aproximação entre a Escola e as instituições económicas, profissionais, associativas, sociais, culturais, do respetivo tecido social.
  • Realizar manifestações culturais que aprofundem o estudo da problemática da educação e de outras matérias de interesse dos cooperadores e da conectividade.
  • Procurar, por todos os meios, a construção de uma escola nova que seja capaz de auxiliar os seus membros numa melhor adaptação ao meio pelo desenvolvimento das suas faculdades e aptidões inovadoras e criativas.
  • Participar no desenvolvimento do sistema educativo, enquadrado nos programas de valorização do ensino, nomeadamente, através da supressão de carências específicas, com a aplicação dos princípios cooperativos, a cooperação e entre ajuda dos seus membros e colaboração com entidades locais, regionais e nacionais.

Autorização de Funcionamento n.58

Nos termos do artigo 2º do Decreto -Lei nº 71/99, de 12 de março, e para os efeitos previstos no art. 14º do Decreto – Lei nº 4/98, de 8 de janeiro, foi concedida autorização de funcionamento à ETAP ESCOLA PROFISSIONAL, cuja entidade proprietária é COOPETAPE – Cooperativa de Ensino, C.R.L.
O estabelecimento de ensino fica autorizado a ministrar, nas instalações e demais condições indicadas, os cursos profissionais previstos nos art. 6º e 7º. Do Decreto – Lei 4/98, de 8 de janeiro, bem como os cursos e atividades de formação previstas nos números 1 e 2, do art. 10º, do mesmo Decreto – Lei.

Estatutos, missões e objetivos.

cultura e visão
A ETAP tem como cultura o desenvolvimento rigoroso e exigente da atividade formativa e considera que o ensino profissional ocupa um papel determinante na construção do futuro da sociedade em geral e ambiciona responder às necessidades educativas e formativas dos jovens, dos adultos e do tecido económico e social e às expectativas dos organismos que tutelam a formação profissional.. 
Missão
A ETAP tem como missão organizar a formação nos diversos níveis de educação e formação integrados em percursos diversificados de qualificação profissional, com vista a dotar os jovens e adultos que a procuram dos saberes e competências que lhes propiciem uma melhor inserção no mundo do trabalho.
A ETAP tem ainda por missão promover o reconhecimento, a validação e a certificação das competências adquiridas ao longo da vida, através das vias formais, informais e não formais.
A estratégia da ETAP vai no sentido de continuar a apostar na organização da formação que seja consistente com as necessidades da região.
Objetivos Gerais
  • Estudo e diagnóstico de necessidades de formação;
  • Planeamento de atividades educativas, formativas e de certificação de competências;
  • Conceção de programas, instrumentos e suportes formativos;
  • Organização e promoção de atividades formativas;
  • Desenvolvimento e /execução de atividades formativas;
  • Acompanhamento e avaliação de atividades formativas;
  • Outras formas de intervenção sociocultural ou pedagógica;
  • Formas de organização da formação – formação à distância;
  • Gestão da qualidade, ambiente e responsabilidade social;
  • Relações institucionais.
  • .
    Em síntese a ETAP procurará desenvolver intervenções educativas e formativas com vista a formar Técnicos Qualificados e a uma adequada inserção dos jovens no mercado de trabalho procurando:

  • Proporcionar aos formandos uma sólida formação cultural, científica e tecnológica capaz de os preparar para a vida ativa;
  • Incentivar a participação, envolvimento dos Pais/Encarregados de Educação no percurso formativo dos jovens;
  • Desenvolver planos de formação que deem resposta às necessidades individuais de formação;
  • Valorizar e potencializar os recursos humanos da região desenvolvendo e reforçando parcerias;
  • Promover a articulação entre a escola e o tecido empresarial, contribuindo para o desenvolvimento económico do país;
  • Formar para a cidadania, participação cívica, fomentando os valores de cooperação, solidariedade e justiça;
  • Proporcionar aos jovens o domínio das tecnologias de informação e comunicação;
  • Proporcionar aos jovens uma consciencialização ambiental;
  • Sensibilizar os jovens para a importância de uma educação para a saúde.
  • Política da Qualidade

    A ETAP define a Política de Qualidade e Ambiente e Responsabilidade Social tendo em conta o estabelecido pelas Normas ISO 9001, ISO 14001 e SA 8000.
    Estes princípios são incorporados na cultura da organização e traduzem-se na procura constante da satisfação das partes interessadas numa lógica de melhoria contínua da organização.
    Assim a Política da ETAP, traduz-se nos seguintes princípios orientadores:
    • Garantir a conformidade com os requisitos legais e normativos;
    • Formar e qualificar os jovens e os adultos necessários ao desenvolvimento do tecido económico-social da região;
    • Prevenir a poluição contribuindo para o desenvolvimento sustentável;
    • Implementar práticas de responsabilidade social;
    • Promover uma eficiente gestão dos recursos da organização;
    • Dinamizar uma permanente abertura à melhoria contínua e à inovação;
    • Organizar programas de formação contínua para os colaboradores;
    • Estabelecer parcerias com o mundo empresarial e outras organizações nacionais e transnacionais;
    • Disponibilizar informação para todos os serviços e departamentos da organização;
    • Promover a satisfação das partes interessadas (Alunos, Encarregados de Educação, Empresas e Escolas Superiores).