Uma Oportunidade Europeia

Migrações na Europa

Sinopse

Uma oportunidade europeia, é uma curta metragem sobre a solidariedade da União Europeia. Após a Segunda Guerra Mundial - que fragilizou e humilhou a Europa - um conjunto de políticos extraordinários decidiram-se por um caminho comum fundado na solidariedade entre os povos europeus. Como afirmou, em 9 de maio de 1950, Robert Schuman, “a paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam”.
Inicialmente constituída com base no Mercado Comum, o seu acto fundador (Tratado de Roma, 1957) já inscrevia no Preâmbulo deste acordo o “apego aos princípios da liberdade, da democracia, do respeito pelos direitos do Homem e liberdades fundamentais e Estado de direito”.
Os esforços de uma política de coesão ao nível económico – em que os Estados mais ricos ajudam os que têm mais dificuldades – trouxe mais desenvolvimento social e bem-estar ao povo europeu patrocinando, pela primeira vez, um longo período de paz para a Europa.
A União Europeia tornou-se uma referência de paz, estabilidade e progresso para outros povos que vivem oprimidos pela guerra, o subdesenvolvimento e a falta de democracia. A Europa tem dado voz ao sofrimento destes povos e criou uma politica comum focada no apoio e integração dos migrantes que tem acolhido.
O presente documentário faz uma viagem à história de vida de Bahjat Allu e sua família que fugiram da Síria e encontraram asilo na cidade de Viana do Castelo, depois de ter sido acolhida num campo / centro de acolhimento de Metileno (Grécia).

Grupo de trabalho

Marcos Cruz
Margarida Matos
Fábio Lopes
Raquel Pereira
Miguel Meireis
Diogo Castro
Rafael Silva