PROJETO

TRANSFERÊNCIAS EUROPEIAS DE COMPETÊNCIAS

Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2018, na cidade de Huelva, decorreu a primeira reunião transnacional do Projeto "TRANSFERÊNCIAS EUROPEIAS DE COMPETÊNCIAS", financiado pela Agência Nacional ERASMUS + espanhola, SEPIE, o qual se iniciou no passado mês de setembro e terá a duração de 2 anos. Este projeto foi aprovado na ação KA2 - Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas - Associações Estratégicas de Formação Profissional.
A ideia principal do projeto nasceu de um encontro transfronteiriço Luso-Espanhol promovido pelas Agências Nacionais Erasmus + de Portugal e Espanha, decorrido em Monção no ano de 2016, realizado com o objetivo de colocar em contacto Instituições dos dois países para a apresentação de candidaturas futuras. Neste encontro, os representantes das escolas C.I.F.P. Rodriguez Casado, Milagrosa Caballero, de Huelva, CIFP A Xunqueira, José Luis Entenza, de Pontevedra e ETAP - Escola Profissional, Angelina Presa, de Caminha, reconheceram como sendo comum a necessidade de estudarem várias problemáticas relacionadas com a formação profissional que é realizada em ambos os países. A partir daí, nasceu o projeto, o qual se estrutura em três partes essenciais: comparar e analisar os currículos dos cursos de formação profissional comuns entre os vários países da parceria, assim como a sua adequação às necessidades que o mercado de trabalho requer e exige na atualidade aos jovens recém-diplomados e, por último, possibilitar que no futuro os jovens alunos possam fazer parte da sua formação profissional em escolas de outros países, sendo essa formação reconhecida formalmente pelas escolas de envio.
Desta associação estratégica fazem parte 8 escolas, provenientes de 4 países da União Europeia: CIFP A Xunqueira (Pontevedra, Espanha); I.E.S. Para Paralaia (Moaña-Pontevedra, Espanha); I.E.S Francisco Daviña Rey (Monforte de Lemos – Lugo, Espanha); C.I.F.P. Rodriguez Casado (Huelva, Espanha); Lycée Louis Ghilloux (Rennes, França); Stredni Skola Polytechnicka (Olomouc, República Checa); ETAP-Escola Profissional (Caminha, Portugal) e Escola Profissional do Infante (Vila Nova de Gaia, Portugal).
Na primeira reunião transnacional os parceiros tiveram a possibilidade de se conhecerem pessoalmente e de trabalharem em conjunto para se cumprirem os objetivos do programa estabelecidos previamente e definidos em candidatura.
Nesta reunião, foi possível conjugar com os momentos de trabalho, momentos culturais, através dos quais, os parceiros tiveram a possibilidade de conhecerem locais culturais e turísticos da região Andaluza, nomeadamente, a vila de El Rocio, o Mosteiro de La Rábida e o museu Cais das Caravelas, alusivo à primeira viagem de Cristóvão Colombo à América.
No último dia da reunião, os representantes das instituições de Huelva, Pontevedra e Caminha, foram convidados pela estação de televisão local, TCD TV, para uma entrevista na qual foi possível divulgar e difundir os principais objetivos desta parceria estratégica.

A Diretora Pedagógica
Angelina Presa