• 30 anos de ensino profissional

a empresa na etap

No dia 8 de Novembro a pedido da Etap-Escola Profissional, a WEBER, líder Mundial no desenvolvimento de argamassas industriais, desenvolvidas para o mercado da construção e renovação em 43 Países, representada por Filipe Pinto, deslocou-se à escola para dar uma palestra. Esta foi direcionada para os alunos do 11º e 12º anos dos cursos Técnicos de Construção Civil/Desenho e Medições e Orçamentos, respetivamente, contando também com a presença dos Professores Jorge Oliveira, Carlos Marinho e Ana Pinheiro, e ainda os formadores estagiários, Gulamo Cahique e Sidónia Elija.

Material de construção utilizado como solução para isolamentos, impermeabilizações e acabamentos foi o foco desta palestra. Em cada uma das situações mencionadas foram apresentadas as caraterísticas dos vários materiais, bem como os processos construtivos.

O técnico representante da Weber não se limitou apenas em apresentar as vantagens dos materiais que a sua empresa comercializa, mas também as desvantagens desses materiais e o mais importante de tudo, os cuidados que se devem ter na escolha dos mesmos, “é preciso ter noção que cada caso é um caso”, na sua aplicação, no seu tratamento.

Os alunos tiveram assim a oportunidade de contactar com uma visão profissional, tendo aproveitado para colocar várias questões pertinentes e conseguiram colher sempre respostas-ajudas.

Alguns alunos do 12º ano aproveitaram ainda para tomar nota das soluções apresentadas, para desenvolverem o Trabalho PAP.

Apresentamos de seguida alguns comentários/reações sobre a atividade:

Formadora estagiária (Sidónia Elija) – “Aprendi muita coisa com a palestra. O palestrante explicou com clareza os conteúdos, na parte do sistema ETIC´s, portanto gostei muito.”

Formador (Jorge Oliveira) – “Gostei, a apresentação correu bem, foi enriquecedor do ponto de vista técnico e motivador para os alunos”

Aluno (Cláudio Pinto – 11º Ano TC/D) – “Aprendi vários tipos de isolamentos, impermeabilizações e as vantagens do sistema ETIC´s. A palestra traz vantagens para a minha formação porque fico mais informado. Já tinha alguma noção a respeito do que se falou e com o que aprendi hoje é um acréscimo mais pormenorizado.”

Aluno (Caio Coimbra – 11º Ano TC/D) – “Gostei. Adquiri mais conhecimentos sobre coisas que eu não sabia. Aprendi pela primeira vez o sistema ETIC´s, sobre a impermeabilização, isolamento acústico nas paredes. A palestra foi importante para determinar desde logo, como vou aplicar na realidade os materiais que hoje foram apresentados.”

Aluno (Antunes Fernandes – 12ºAno TC/M) – “Essa palestra permitiu-me ter uma visão mais ampla sobre os materiais a utilizar. Fiquei a saber que a duração dos materiais está condicionada pela utilização certa e adequada para cada caso. A palestra foi estimulante e interessante.”

Gulamo Cahique

Formador estagiário