• 30 anos de ensino profissional

a etap no lugar do real

A ETAP-Escola Profissional e a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual celebraram um protocolo para cooperação e partilha de sinergias na área do audiovisual.

Sendo a AO NORTE uma associação de desenvolvimento para o audiovisual e tendo uma vasta experiência na produção, formação e divulgação do audiovisual, é de interesse mútuo uma colaboração estreita entre esta associação e a ETAP que ministra cursos nas áreas de Multimédia, Comunicação e Audiovisuais.

Na consequência destas dinâmicas, a AO NORTE está a desenvolver uma actividade com a Turma de Técnicos de Audiovisuais, dividida em 5 grupos, cujo objectivo é a produção de uma peça audiovisual tendo como ponto de partida entrevistas a pessoas previamente escolhidas. O objectivo é a produção de uma peça audiovisual de acordo com as premissas que a Ao Norte tem desenvolvido no projecto Lugar do Real.

Esta colaboração tem vindo a proporcionar aos alunos uma nova experiência de trabalho, consolidação de aprendizagens, assim como aquisição de novos saberes quer a nível técnico, quer humano. Reforço do espírito de equipa, domínio de técnicas de captação de vídeo e som, um olhar analítico e autocrítico sobre os trabalhos produzidos, mas acima de tudo a criação de relações humanas fortes quer no exercício do trabalho propriamente dito, quer, sobretudo, na relação com os personagens a entrevistar.

Estas colaborações integram-se nas políticas da ETAP de que o ensino profissional não se esgota na escola nem deve ficar protegido em ambientes de simulação pedagógica, portanto controlados. A participação activa em actividades reais e em contexto real de trabalho, proporciona aos alunos experiência em ambientes reais, obrigando-os a adaptar comportamentos, saberes e atitudes. A solução de problemas não equacionados, enriquece a formação e vivência de futuros técnicos, além de lhes proporcionar um contacto directo com o mundo real do trabalho e as pessoas e profissionais que o habitam.

Aproveitamos para agradecer à AO Norte a disponibilidade e a competência e em particular aos monitores Alexandre e Nuno pela dedicação e profissionalismo com que nos tem brindado.