• 30 anos de ensino profissional

A força está em aprender a lidar com os problemas

Não me arrependo da decisão que tomei em 2011 em vir para este tipo de ensino nem para esta escola. Estudar três anos numa escola que tem um ensino completamente diferente do que estava habituada, foi uma experiência única e inesquecível. Não foi tudo simples, não foi tudo como planeei, tive grandes obstáculos e nem todos foram fáceis de superar.

Conheci pessoas fantásticas e maravilhosas durante o meu percurso que levo no meu coração para sempre e que nunca vou esquecer, não só porque me acompanharam e ajudaram a crescer, mas também pela paciência em aturar-me que não é uma tarefa nada fácil.

Aprendi com este projeto a superar, cada vez mais, os meus limites e expetativas. Não tem porque haver limites em tudo não é?

Pois bem, o projeto que decidi desenvolver ao longo destes nove meses foi um projeto de uma Clínica de Tratamento de Álcool e de Drogas, o que de facto é um tipo de tratamento que muita gente precisa e não há resposta para esta necessidade. Foram muitos meses de trabalho a fio, muitos dias em que as forças começaram a fraquejar e não havia coragem para poder continuar, férias da escola, que não foram férias do projeto, muitas noites mal dormidas outras que nem horas de sono havia, ausência a muitas festas e momentos especiais das pessoas que mais gosto… Tudo isto para chegar a esta altura e atingir o meu grande objetivo e conseguir dizer “consegui acabar, consegui fazer tudo o que queria e planeei, e sobretudo consegui realizar um projeto ambicioso para melhorar a sociedade.

Não podia haver melhor recompensa do que a que tive:ter presente as pessoas mais importantes da minha vida, receber elogios que jamais pensei receber ,e terminar com  19 valores  como classificação final do trabalho que desenvolvi.

Pois bem, para além de tudo dou-vos a grande novidade, espera-me uma nova experiência de vida, um estágio profissional em Itália, durante oito semanas.

Não se esqueçam da frase que caraterizou este projeto “A verdadeira força está em aprender a lidar com os problemas e elevar-se acima do chão.”

Daniela Abreu

Aluna finalista do curso Técnico de Construção Civil/Medições e Orçamentos