• 30 anos de ensino profissional

alunos de artes gráficas da etap na experimenta design “ 13 no borders… um sucesso

No passado dia 21 e 22 de Novembro o Curso de Técnico de Artes Gráficas deslocou-se a Lisboa, para participar na visita à Experimenta Design”13 “EXD13 – NO BORDERS”, uma plataforma internacional dinâmica e arrojada, que promove a cultura contemporânea através da discussão e da reflexão. A Experimenta Design gera e apresenta projetos, conceitos e ideias originais em diferentes formatos: conferências, projeções, exposições, intervenções urbanas, workshops e debates.

A nossa visita teve como principal vetor o design no sentido mais amplo, não apenas nas múltiplas vertentes de criação e produção, mas enquanto disciplina operativa e de metodologia de trabalho. O segundo vetor foi a arte, nas suas diferentes escalas e âmbitos.

Assumindo a cultura de projeto como eixo central numa perspetiva integradora, a Experimenta Design apresentou conteúdos em áreas como design industrial, arquitetura, design de comunicação, cinema, ambiente design, fotografia, multimédia, sound design, light design, vídeo e artes visuais.

A nossa presença permitiu proporcionar o intercâmbio, as interseções e os estímulos no seio da comunidade criativa e académica, operando numa rede de colaborações e co-produções com instituições e agentes culturais, estabelecimentos de ensino, empresas e teóricos nacionais e internacionais.

A Experimenta Design“13 age como um pólo difusor de talentos emergentes e práticas criativas de vanguarda, em permanente transformação e crescimento, flexível e recetiva a novos contributos e desafios. A cada dois anos, ativa na cidade onde acontece, uma dinâmica multifacetada que se propaga por todo o espaço urbano, programando espaços edificados menos conhecidos do grande público, envolvendo interlocutores de diferentes áreas e estimulando a redescoberta da cidade através de percursos de visita ligados aos eventos apresentados.

Privilegiando ideias e indivíduos, o programa da Experimenta Design“13 tem por objetivo transmitir conteúdos e incentivos tanto a uma audiência especializada como ao público em geral, disseminando informação e estimulando o debate crítico. Comprometida com a democratização do conhecimento, a disseminação da informação e a atualização de competências, a EXD”13 defende o papel da cultura enquanto vetor transversal de desenvolvimento.

Diretor de Curso | Valdemar Porto