• 30 anos de ensino profissional

alunos de técnico de gestão da etap apresentam projetos da prova de aptidão profissional

No passado dia 30 de novembro, os alunos 22 alunos do curso de Técnico de Gestão, 12º ano da unidade de formação de Viana do Castelo apresentaram e defenderam, no auditório da AIMinho, os projetos da prova de aptidão profissional.

O trabalho agora apresentado teve início em setembro com a seleção por parte dos alunos de um tema que se enquadrasse com o curso que frequentam e com os seus interesses pessoais. Os alunos foram incentivados a estabelecer parcerias com as empresas da região e a utilizar a experiência adquirida na formação em contexto de trabalho. Destaca-se, então, a forte componente prática e a relevante ligação ao mercado de trabalho. Alguns alunos encontram-se a desenvolver trabalhos que posteriormente serão utilizados pelas empresas como instrumento de gestão.

O júri, que contou com a presença da Diretora Pedagógica, Profª Angelina Presa, ouviu com entusiasmo, colocou questões e apresentou propostas de melhoria aos projetos apresentados.

Foi abordado um leque muito variado de temas, como: gestão de reclamações; gestão de condomínios; gestão de produção; gestão de vendas; fiscalidade; gestão de stocks – AKI; gestão documental; comunicação empresarial; merchandising; marketing desportivo; literacia financeira; estudo de mercado; inovação e empreendedorismo; plano de marketing.

Subordinado ao tema criação e dinamização de uma empresa existem vários alunos a desenvolverem o seu trabalho, nomeadamente, “academia de dança”, “empresa de turismo”, “ginásio e SPA” e franchising das “Tentações Gourmet”.

Relativamente ao tema gestão de recursos estão a ser abordados os subtemas “seleção e recrutamento de colaboradores”, “processamento de salários” e “ integração e acolhimento de colaboradores”.