• 30 anos de ensino profissional

alunos do curso técnico de gestão da etap apresentam e defendem prova de aptidão profissional

No passado dia 21 de maio, os 21 alunos do curso de Técnico de Gestão – 12º ano, da unidade de formação de Viana do Castelo, apresentaram e defenderam, no auditório do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Castelo de Santiago da Barra, as provas de aptidão profissional.

O trabalho apresentado teve início em setembro com a seleção por parte dos alunos de um tema que se enquadrasse com o curso que frequentavam e com os seus interesses pessoais. Os alunos foram incentivados a estabelecerem parcerias com as empresas da região e a utilizarem a experiência adquirida na formação em contexto de trabalho. Destaca-se, então, a forte componente prática e a relevante ligação ao mercado de trabalho. Alguns alunos desenvolveram trabalhos que serão utilizados pelas empresas como instrumento de gestão.

O júri que ouviu com entusiasmo, colocou questões e avaliou os trabalhos apresentados, contou com a presença da Dra. Angelina Presa, Diretora Pedagógica, Dr. João Valença, representante da Associação Empresarial de Viana do Castelo, Dra. Ana Cristina Caixeiro, representante da União dos Sindicatos de Viana do Castelo e Professor Doutor Joaquim Escaleira, representante do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e os professores Paulo Alves, Cristina Matos e Pedro Ribeiro.

Foram apresentados temas, como: gestão de reclamações; gestão de condomínios; gestão de produção; gestão de vendas; fiscalidade; gestão de stocks – AKI; gestão documental; comunicação empresarial – manual de acolhimento do AKI; merchandising; marketing desportivo; literacia financeira; estudo de mercado – Intermarché; inovação e empreendedorismo; plano de marketing – Solar do Louredo.

Subordinado ao tema criação e dinamização de uma empresa foram apresentados os seguintes trabalhos: “academia de dança”, “empresa de turismo”, “ginásio e SPA”.

Relativamente ao tema gestão de recursos foram apresentados trabalhos os seguintes trabalhos: “seleção e recrutamento de colaboradores”, “processamento de salários” e “ integração e acolhimento de colaboradores – Manual de acolhimento da Maxmat”.

 

Agora mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho e depois desta etapa concluída novos desafios se apresentam a este conjunto de alunos…