• 30 anos de ensino profissional

chamar as empresas à escola

ex-alunos da etap, agora empresários, partilharam experiências de vida

 

No âmbito do projeto interdisciplinar da turma de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos do 11º ano da ETAP – Escola Profissional, Unidade de Formação de Valença, foi realizado um evento denominado “Chamar as empresas à escola” no dia 15 de Maio no Auditório da Biblioteca Municipal de Valença. Esta pequena conferência, inserida no programa da Feira Mostra de Ofertas Formativas e Educativas de Valença, teve como intuito convidar ex-alunos da escola que trabalham em diversas áreas de informática para um diálogo/colóquio em que reportaram as suas experiências, know-how e ferramentas diárias de trabalho.

Esta edição teve a participação do Professor e Diretor de Curso Ricardo Luis e dos ex-alunos: Paulo Vaz, Técnico de Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo; Gilberto Coutinho, Técnico Superior de Informática na Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira; Pedro Sousa, Diretor dos Serviços Informáticos do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; José Henrique Pires, Sócio-Gerente da empresa On-Tech; Vitor Saraiva, Analista/Programador na empresa J. Canão; Mário Sá, Técnico de Informática na empresa Minhomática.

Esta atividade foi certamente profícua pelos temas abordados, pela abertura, interesse e participação do público presente com questões pertinentes e pelo discurso cativante dos ex-alunos, principalmente quando mencionaram o seu percurso escolar, percurso profissional, experiências e dificuldades que encontraram.

Em suma, o “Chamar as empresas à escola”, permitiu aos formandos adquirirem competências transversais, partilharem experiências e know-how, amadurecerem o espírito de cooperação, de responsabilidade e profissionalismo exigido e fundamental neste tipo de ensino.

Ricardo Luis – Diretor de Curso de Informática