• 30 anos de ensino profissional

etap… entre o minho e o douro

No dia 5 de março de 2013 as turmas de Técnico de Serviços Jurídicos e Técnico de Artes Gráficas, 11º ano, seguiram rumo ao Porto.

A turma de Técnico de Artes Gráficas visitou a Naveprinter – Indústria Gráfica do Norte, SA que foi fundada em 1990 e em 2005 passou a ser detida pelo Grupo Controlinveste.

A Naveprinter imprime jornais como o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, o 24 Horas, O Jogo e outros títulos de âmbito regional. O parque de máquinas é constituído por quatro máquinas de impressão de grande porte e tecnologia avançada e um sistema de expedição automática para os diários Jornal de Notícias e Diário de Notícias. Possui, também, boas infraestruturas nas áreas de ambiente com uma ETAR e um depurador para tratamento de fumos e em Higiene e Segurança no Trabalho.

A turma de Técnico de Serviços Jurídicos visitou o Tribunal de Família e Menores, que é um tribunal de competência especializada, sendo recebida pelo Sr. Secretário António Castro de Oliveira e encaminhada para uma das três salas de audiência existentes no tribunal onde o Sr. Secretário fez uma abordagem acerca da organização e funcionamento deste tribunal bem como do funcionamento da justiça em Portugal, percorrendo depois, em conjunto, as suas instalações.

Durante a tarde, as duas turmas fizeram uma visita guiada ao Centro Português de Fotografia, antiga Cadeia da Relação. O Centro contempla várias exposições, sendo que numa das salas estavam expostas máquinas fotográficas desde as mais antigas até às atuais. O edifício, composto por várias celas, cujas condições variavam conforme o estrato social das pessoas nelas presas, era imponente! Numa das celas mais ricas esteve preso o escritor Camilo Castelo Branco, por ter sido acusado de adultério, tendo tido o privilégio de poder circular até um determinado limite definido pela instituição.

A visita foi bastante enriquecedora e produtiva, constituindo um momento de aprendizagem para todos os alunos.

Ana Matos, Ana Gonçalves, Larissa Monteiro e Mariana Castilho

Técnico de Serviços Jurídicos, 11ºano