• 30 anos de ensino profissional

etap- escola profissional e museu convento san payo inauguram exposição “se josé rodrigues fosse fotógrafo”

No dia 9 de fevereiro, no Museu Convento San Payo, teve lugar a inauguração da exposição de fotografia “Se José Rodrigues fosse fotógrafo”, um tributo que a turma de Fotografia da ETAP rendeu ao mestre.

Dos quatro trabalhos previamente selecionados, foi atribuído um prémio à fotografia “Lembrança de Guerra” da aluna Andreia Rodrigues, que o escultor considerou a mais emblemática. A escolha, no entanto, revelar-se-ia difícil, segundo a filha do escultor, Joana Rodrigues, que juntamente com o Diretor da ETAP, José Luís Presa, procederam à entrega do prémio na presença dos alunos, de familiares, amigos e convidados.

A exposição pretende mostrar, pela perspetiva dos alunos do Curso de Fotografia, as suas visões sobre o artista. Cada aluno conceptualizou como seriam os trabalhos de José Rodrigues se tivesse escolhido o suporte da câmara escura como forma de expressão artística. Alguns alunos utilizaram como modelos e temas os próprios trabalhos escultóricos, mas genericamente as fotografias em exposição dividem-se em três temáticas, África, Religião e Natureza.

A exposição de fotografia tem como promotores o Museu Convento San Payo e a ETAP – Escola Profissional, e está patente ao público até ao dia 14 de março, no Museu Convento San Payo, em Vila Nova de Cerveira.

Patrick Esteves – Diretor de Curso de Fotografia