• 30 anos de ensino profissional

ETAP-Escola Profissional em visita de estudo na Alemanha

Os alunos dos cursos de Técnico de Multimédia e de Técnico de Artes Gráficas visitaram a cidade de Freiburg (Alemanha).

Durante os cinco dias de estadia, alunos e professores, tiveram oportunidade de conviver com empresas e profissionais da sua área específica de formação.

Assim, estiveram nos estúdios da Baden.fm, uma rádio com mais de meio milhão de ouvintes, onde os alunos puderam constatar a importância de uma formação técnica e cultural exigente de forma a integrar-se num mundo competitivo como o da comunicação. Assistiram à emissão em direto do programa de notícias e assistiram a uma palestra com a direção de programas da rádio.

Do programa fez ainda parte a visita aos estúdios da SudBaden TV que lhes proporcionou o contacto com a sua redação, armazém dos equipamentos, estúdio e diferentes departamentos da empresa (comunicação, publicidade, notícias e programação).

Nesta estação televisiva todos puderam assistir desde a régie e do estúdio à gravação do programa de informação económica Wirtschaft in Südbaden e trocar impressões com o apresentador, a realizadora e demais técnicos destacados para a tarefa (iluminação, sonoplastia, imagem…).

A SudBaden TV destacou os conhecimentos técnicos dos alunos da ETAP oferecendo-lhes um brinde da empresa como sinal de que esta organização está disponível para os receber no futuro como profissionais.

A visita ao Badenova Stadium e à sua equipa residente a atuar na Bundesliga (SC Freiburg) permitiu aos alunos não só conhecer o dia-a-dia de um clube de futebol profissional mas também apreender a importância dada à comunicação por estas empresas desportivas. Assistiram ainda ao trabalho diário dos jornalistas e operadores de câmara e som que acompanham o quotidiano dos profissionais do futebol.

A visita ao Badische Zeitung, jornal de referência do land de Baden Wurtemberg – com uma tiragem diária de 550 mil jornais – permitiu aos alunos uma visita à sua gráfica que conta já com seis prémios seguidos de melhor gráfica do mundo atribuídos no âmbito da utilização de técnicas, materiais e práticas amigas do ambiente na indústria gráfica.

O contacto com os profissionais da informação do jornal e da gráfica deu aos alunos uma visão integrada do mundo do trabalho na sua interdisciplinaridade. Mais uma vez, os nossos alunos destacaram-se pelos conhecimentos técnicos revelados e foram presenteados com uma cópia da primeira edição do jornal.

No regresso, alunos e professores, vieram enriquecidos pela experiência vivida no país chamado de motor da Europa que nos recebeu com muita simpatia e profissionalismo tendo-nos proporcionado uma estadia que nos deixou vontade de lá regressar.