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ETAP – LAN PARTY 2k14 League of Legend

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) do aluno João Lima da turma de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos do 12º ano da ETAP – Escola Profissional, Unidade de Formação de Valença, foi realizado no passado sábado, 10 de Maio, uma Lan Party – Torneio de League of Legends nas instalações da ETAP – Escola Profissional de Valença. Esta Lan Party/Torneio teve como objetivo primordial permitir o convívio entre os nossos alunos e a restante comunidade juvenil, e possibilitar um momento de lazer e de troca de experiências entre os diversos intervenientes.

Destaca-se que, nesta Lan Party, toda a logística, organização, divulgação, animação, instalação e configuração da rede e computadores ficou a cargo do aluno finalista João Lima com o intuito de cumprir os objetivos delineados na sua Prova de Aptidão Profissional.

Esta edição teve a adesão de cerca de 100 pessoas das quais participaram no torneio 50 indivíduos em 10 equipas. O League of Legends, mais conhecido por LOL, é um jogo online competitivo que mistura a velocidade e a intensidade de um RTS (Real-time strategy – estratégia em tempo real) com elementos de um RPG (Role-playing game – jogo de representação de papéis). Os jogos são formados por 2 equipas com 5 elementos (campeões) cada. Cada equipa começa numa ponta do mapa, numa área chamada “Spawning Pool”, perto do que é chamado de “nexus”. O jogo é ganho quando um dos “nexus” é destruído ou quando alguma equipa desistir. Para lá chegar, a equipa tem de progredir através de uma série de torres inimigas e destruí-las. As torres estão normalmente localizadas nos três caminhos possíveis para chegar à base inimiga. Pelo caminho, os jogadores vão ganhando experiência e subindo de nível ao destruírem torres, matando os jogadores adversários e creeps (pequenos NPC’s – Non-Player Characters que nascem periodicamente e tentam destruir as torres inimigas, também chamados de minions). Abater inimigos fornece aos jogadores dinheiro com o qual podem comprar itens no comerciante junto ao “Spawning Pool” e assim fortalecer as características do seu campeão.

Fica para a história que nesta edição de 2014 a equipa vencedora foi a “C#&a na Saquinha” e em segundo lugar ficou a equipa “ManChestHair United”.

Esta atividade foi certamente profícua pelo convívio existente, pela troca de experiências na comunidade juvenil envolvente e pelo interesse e participação do público presente.

Em suma, este tipo de atividades permite motivar os nossos formandos, e restante comunidade, a participarem em atividades/convívios de natureza extracurricular, a envolverem-se mais no projeto educativo da escola e sobretudo a amadurecerem o espírito de cooperação, essencial para obterem sucesso no mundo empresarial.

O Diretor de Curso,

 

Ricardo Luis