• 30 anos de ensino profissional

etap – unidade de formação de caminha apoia o ensino técnico moçambicano

Sob o lema COLOCA O FUTURO NAS TUAS MÃOS, a Unidade de Formação de Caminha da ETAP- Escola Profissional, participou no 1º seminário de avaliação, do 1º ciclo do curso de capacitação pedagógica e técnica dos alunos bolseiros Moçambicanos. Este projeto envolve várias Instituições, nomeadamente Fundação Portugal África, DGEST (ex. DREN), Universidade Católica e um conjunto de escolas profissionais acolhedoras nas quais a ETAP se inclui desde o início.

O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de Março na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e contou com a presença dos vários intervenientes deste processo. A ETAP fez-se representar pelo professor Jorge Oliveira, diretor de curso da área de construção civil e pela professora Júlia Margarida Portela, coordenadora pedagógica da Unidade de Formação de Caminha, que, desde o primeiro dia acompanharam estes alunos, aplicaram estratégias de ensino/aprendizagem diferenciadas tendo em vista o sucesso escolar e profissional destes jovens. Estas estratégias foram referidas no evento como pedagógicas e inovadoras, sendo ao mesmo tempo promotoras do ato de fazer aprender.

 Todo este Projeto tem vindo a constituir um desafio para toda a comunidade escolar, pela sua especificidade e pela excelência destes alunos. Os resultados estão à vista: excelente aproveitamento, excelente comportamento, plena e total integração na comunidade.

Continuaremos a desenvolver a nossa atividade formativa esperando que os alunos moçambicanos que estão este ano letivo a frequentar o 2º ciclo de formação, tenham o mesmo sucesso que o aluno Roberto Manuel, pioneiro deste projeto na nossa escola.

 Júlia Margarida Portela

Jorge Oliveira