• 30 anos de ensino profissional

etap – unidade de formação de caminha …salta barreiras

No âmbito do Projeto interdisciplinar de turma, os alunos da turma de Construção Civil/variante de Desenho, 11º ano, têm vindo a desenvolver um projeto na área da reabilitação urbana, direcionado para a problemática da Mobilidade Condicionada.

O trabalho implica várias fases, iniciando-se com o debate público que tem como grande objetivo sensibilizar toda a comunidade para as dificuldades/ barreiras com que os cidadãos portadores de deficiência e ou incapacidade motora se deparam, na circulação e acesso aos espaços e edifícios públicos.

Pretende-se assim Saltar Barreiras, promovendo a igualdade na diferença, fomentando a reflexão humanista para todas estas questões e também aplicando a componente técnica do curso, uma vez que estes alunos irão consultar toda a legislação que regula esta matéria, caraterizando depois as acessibilidades existentes e concebendo algumas propostas de forma a melhorar a acessibilidade dos edifícios públicos. Por último será realizada uma exposição com os trabalhos realizados e ainda os painéis informativos que os alunos deverão construir.

Todo este Projeto está a ser desenvolvido em parceria com algumas instituições, o Centro Social e Paroquial Nª Sª da Encarnação e a própria autarquia da Vila de Caminha, reforçando uma vez mais o papel da escola enquanto agente dinamizador da comunidade e a vertente teórico prática do ensino profissional.

 

Direção de Curso e a turma de Construção Civil/ Desenho