• 30 anos de ensino profissional

etap-viana do castelo visita aki, maxmat e solar do louredo

No dia 8 de março de 2013, as turmas Técnico de Gestão 12º ano e Técnico de Receção 10º ano, da ETAP – Escola Profissional, unidade formação de Viana do Castelo, realizaram uma visita de estudo ao AKI, Maxmat e Solar do Louredo, no âmbito da prova de aptidão profissional dos alunos Cláudia Lima, Eliana Correia, Márcia Marrafeiro e Eduardo Pereira da turma Técnico de Gestão 12º ano, cujos temas são, respetivamente: “Gestão de Stocks – AKI”, “Comunicação Empresarial”, “Acolhimento e Integração de Colaboradores ” e “Plano de Marketing – Solar do Louredo”.

No início da manhã as turmas dirigiram-se ao AKI – loja de Viana do Castelo onde foram recebidos pela Drª. Anabela Gomes, gerente de loja, que se disponibilizou para orientar uma visita ao interior da mesma. Durante a visita foram abordados temas como a história, o bom relacionamento entre colaboradores e as técnicas de merchandising utilizadas pelo AKI para comunicar com os seus clientes.

No final da manhã encaminhamo-nos até à Maxmat, onde o gerente de loja, Drº Jorge Barreto, nos esperava para nos acompanhar na visita, com a colaboração da aluna Márcia Marrafeiro. Tendo sido abordadas temáticas como: a história, os objetivos, as tarefas realizadas pelos colaboradores, as estratégias de venda, os serviços da empresa, as unidades de negócio da mesma, entre outros aspetos.

Durante a tarde, as turmas deslocaram-se a Geraz do Lima ao Solar do Louredo para realizar uma visita guiada. Fomos orientados pelo Engenheiro Agrónomo Ricardo Silva e pela Drª Olga Vieira com o intuito de perceber a origem do vinho verde, o motivo da sua designação, a noção de vinho regional, bem como, compreender o processo de fabrico e de distribuição. Contudo, também visualizamos as instalações do Solar, que em breve será destinado ao turismo habitação. Durante a visita ficamos também a conhecer a história do Solar.

As visitas decorreram de forma positiva, tendo proporcionado aos alunos um modo diferente de aprendizagem e um contacto que terá sido deveras importante, pois permitiu-lhes aplicar os conhecimentos de sala de aula à real envolvente das empresas.