• 30 anos de ensino profissional

imagens que falam…

No dia 22 de outubro de 2013 as turmas de Fotografia, Design-Gráfico e Comunicação da Unidade de Formação da ETAP-Escola Profissional – Vila Nova de Cerveira, juntamente com as turmas de Multimédia e Audiovisuais da unidade de formação de Viana do Castelo, realizaram uma visita de estudo a Braga tendo como objetivo principal interpretar e reconhecer a imagem como processo comunicacional.

Iniciamos a visita pelo Mosteiro de Tibães onde se encontrava a exposição “She loves, she loves me not”, abordando o tema do amor e das novas configurações familiares.

Após o almoço, foi a vez de visitar o Museu Arqueológico D. Diogo de Sousa onde estava patente a exposição “Uma Casa Portuguesa Com Certeza”. Esta foi concebida especialmente para o Ano do Brasil em Portugal e será uma homenagem de brasileiros e portugueses ao nosso país. A proposta consiste em estimular uma perceção e reflexão em torno das raízes e da construção da identidade, dos dois povos.

Seguimos depois para o Museu da Imagem e observamos trabalhos fotográficos cujos temas nos remetem para sentimentos como a solidão, o exílio e a nostalgia, a busca da identidade, bem como o profundo mal-estar que os acompanham.

Por fim, devido ao mau tempo, não foi possível percorrer todas as exposições que se encontravam no centro da cidade de Braga. Apesar desta contrariedade, valeu a pena.

Curso Técnico de Fotografia, 10ºano 

Cátia Coelho | Patrick Marques | Filipe Teixeira