• 30 anos de ensino profissional

O futuro de amanhã começa hoje, cursos vocacionais na ETAP

Os Cursos Vocacionais são uma modalidade de nível básico de educação que conferem equivalência ao 9º ano de escolaridade. Possibilitam o primeiro contacto com diferentes atividades vocacionais, permitindo paralelamente o prosseguimento de estudos no Ensino Secundário.

Trata-se de uma proposta educativa criada recentemente pelo Ministério da Educação, tendo como finalidade a inclusão de todos os alunos na escolaridade obrigatória e pretendendo ser uma alternativa mais adaptada aos jovens, que procuram um ensino mais prático e ligado ao mundo das empresas.

A ETAP- Escola Profissional desenvolve dois cursos vocacionais de Ensino Básico, designadamente, o curso vocacional de Artes Gráficas/Fotografia/Assistente Administrativo e o de Informática/Comércio/Fotografia, integrando cerca de 50 alunos.

A experiência desenvolvida nesta instituição revela uma adesão positiva dos jovens a estes cursos, redescobrindo um novo significado na escola, a oportunidade de construir um projeto escolar apelativo, que vença o estigma do fracasso e o abandono escolar. A estrutura curricular modular e a inclusão da prática simulada (estágio) em três áreas de formação confere a muitos alunos uma perspetiva nova de aprendizagem.

A ETAP procura, através do projeto educativo, contribuir para que estes alunos tenham a oportunidade de começar uma vida escolar mais bem sucedida, descortinar um rumo, pois como disse Maxwell, “O futuro de amanhã começa hoje”.