• 30 anos de ensino profissional

oliva creative factory… criatividade e inovação as indústrias de futuro memórias do papel…museu do papel

No passado dia 30 de Janeiro, no âmbito do plano de atividades da turma de 10º e 11º Ano do Curso Técnico de Artes Gráficas, da ETAP – Escola Profissional, Unidade de Formação de Viana do Castelo, realizou-se uma visita ao Museu do Papel e à Oliva Creative Factory com a finalidade pedagógica de colocar os alunos em contato direto com a Arte e proporcionar uma viagem no tempo sobre o mundo do Papel.

A criatividade e inovação são as “ferramentas” das indústrias de futuro e a chave para os negócios de sucesso. São ainda fatores estratégicos indispensáveis à competitividade das empresas, das cidades e das regiões. Neste contexto, esta visita que elegemos foi no sentido de alertar para as indústrias criativas como elemento nuclear da formação dos nossos alunos, querendo transformar a criatividade em negócios. Queremos também maximizar o empreendedorismo e potenciar as capacidades de realização dos projetos pessoais dos nossos alunos.

A visita ao Museu do Papel permitiu sensibilizar os alunos para o dever de conservar/recuperar o património industrial e para as memórias do papel. Este museu, que é o primeiro e único dedicado em Portugal à História do Papel, tem por missão apoiar e colaborar na salvaguarda, estudo e divulgação do património industrial papeleiro, a nível local, regional e nacional.

Esta experiência permitiu aos nossos alunos consolidarem conhecimentos, estimularem a consciência da importância das Artes Gráficas.

Diretor de Curso 

Valdemar Porto e Jorge Dias