• 30 anos de ensino profissional

Pelos caminhos do afeto e da racionalidade

As turmas de Receção 10º ano e 11º ano, participaram recentemente numa visita de estudo a Aveiro, na qual tiveram a oportunidade de visitar o Parque Temático “Lugar dos Afetos” e a Universidade de Aveiro, acompanhados pelos Professores Ana Pinheiro e José Carlos Silva.

O Lugar dos Afetos, como o nome indica é um lugar especial, onde há muito sentimento, um espaço rodeado pela tranquilidade da natureza, em que transpiramos de emoções ao longo do seu percurso, fundado por Graça Gonçalves que enquanto criança teve uma vida muito complicada, mas pensou que com a sua história podia ajudar as outras crianças um dia mais tarde, criando um espaço maravilhoso, que atualmente é admirado por pessoas de qualquer idade.

No Lugar dos Afetos fala-se em amor, carinho, amizade, respeito, entre outros afetos, mas não só, também se fala de sexualidade, de uma forma lúdica, divertida, mediante a dinâmica de um jogo aplicado pelas respetivas guias com os alunos. Os pormenores das casas sensibilizam-nos para o papel das várias emoções humanas, a sua importância na construção dos laços de humanidade.

No período da tarde, visitamos uma exposição de Matemática na Universidade de Aveiro que incidia sobre as cinco fases da ESTATÍSTICA “ Selecionar, Recolher, Descrever, Estimar e Interpretar”. E era composta por seis módulos: “ Boas vindas, Tiro com o arco, Submarino, Quiz, Dados viciados, Sondagem”, através de jogos de interatividade e descoberta apelativa, com uma viagem que nos levou pelo mundo do raciocínio. No seu final, visitamos, também, a Biblioteca da Universidade, obra de arquitetura inovadora da autoria do arquiteto Siza Vieira, possibilitando-nos o contato com o mundo do estudo e da investigação do ensino superior.

Globalmente, a visita foi uma experiência muito positiva e enriquecedora para o nosso curso, uma experiência formativa muito agradável.

 

Vera Ribeiro, Técnico de Receção, 10ºano