• 30 anos de ensino profissional

(re) descoberta da escola

Os Cursos de Educação e Formação (CEF) têm sido, nos últimos anos, uma opção para os alunos concluírem o 3º Ciclo do Ensino Básico (9º ano) e, simultaneamente, obterem uma qualificação profissional. Muitos destes alunos tiveram um percurso marcado pelo insucesso escolar repetido, assente num contexto socioeconómico complexo, vivendo na fronteira da exclusão.

Recentemente, e após a realização de estágios em diversas empresas, cerca de 50 alunos da ETAP-Escola Profissional demonstraram, através da realização das Provas de Avaliação Final, perante júris externos credenciados, as suas capacidades e competências nas áreas de Informática e Empregado de Mesa, concluindo com êxito os cursos frequentados.

É enriquecedor verificar, mediante a construção de relacionamentos, de estratégias pedagógicas motivadoras e do desenvolvimento dos valores da cidadania, o crescimento profissional e humano dos alunos, durante o percurso formativo e constatar a evolução positiva da maioria desses jovens.

Percebemos, então, que uma nova oportunidade de vida foi conquistada ao longo dos dois anos de formação! Que a escola proporcionou um novo caminho pessoal e profissional a quem estava prestes a desistir e que valeu a pena o desafio.

O sucesso de amanhã começa hoje! 

José Carlos Silva