• 30 anos de ensino profissional

roteiro pela “sub-região de monção e melgaço”

Os alunos dos Cursos Técnico de Informática de Gestão e Técnico de Marketing da ETAP – Escola Profissional – Unidade de Formação de Valença, fizeram, no passado dia 18 de Outubro, um roteiro pela “Sub-região de Monção e Melgaço” onde visitaram a Worten, o Continente e as Quintas de Melgaço.

O Continente, uma insígnia de hipermercados pertencente à Sonae Distribuição, foi a primeira cadeia de hipermercados em Portugal e mantém-se ainda hoje como uma referência no sector de retalho alimentar do país. A Sonae emprega cerca de 39.400 colaboradores, é o maior empregador privado português e já está presente em 29 países.

A Worten é empresa líder de mercado em eletrónica, eletrodomésticos, tecnologia de consumo e do entretenimento em Portugal, foi recentemente galardoada com prémio Masters 2013, da Distribuição Hoje, na categoria de responsabilidade social e eleita, pelo quarto ano consecutivo, Marca de Confiança dos portugueses.

Estas duas multinacionais facultaram-nos a oportunidade de conhecer a sua atividade, logística, marketing, aplicações informáticas e funcionamento interno durante toda a manhã.

Portanto, na Worten e no Continente de Monção, foi possível observar e entender como são administrados os recursos materiais e pessoais, desde a disposição estratégica dos produtos comercializados, o processamento de pedidos, a gestão de encomendas, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorização das operações, serviços de informação, serviço de atendimento e pós-venda. Com isto, os formandos puderam compreender conceitos como Marketing, Warehouse Management System, Transportation Management System, Enterprise Resource Planning, Material Requirement Planning e o serviço de pós-venda Worten Resolve.

Pela tarde, após um almoço encantador no centro da vila de Monção, rumamos a uma empresa de vinhos alvarinho que se destaca pela qualidade, sustentada na inovação e no desenvolvimento de marcas que congregam sinergias e viabilizam a mais importante atividade agrícola de Melgaço. Esta empresa, também certificada pelo ISO 9001:2000 na Gestão da Qualidade, denomina-se “Quintas de Melgaço”. Aqui foi possível descobrir o vinho alvarinho e o seu processo produtivo, desde a vinha ao vinho, verificando o rigoroso manual de procedimentos, a modernização e a inovação nos equipamentos e processo de fabrico.

No final da visita foi possível conhecer, para além do sistema de Marketing e de Workflow, os sistemas de informação inerentes no mesmo processo produtivo, como também, os vinhos premiados, as distinções nacionais e internacionais, dos quais salientamos o Alvarinho QM, a Torre de Menagem e o Alvarinho Lagar Antigo.

Em suma, estas atividades e projetos em diversas áreas de exploração permitem aos formandos consolidarem conhecimentos, adquirirem competências transversais e amadurecerem o espírito de cooperação, responsabilidade e profissionalismo exigido e fundamental neste tipo de ensino.

Os Diretores de Curso, Ricardo Luis e Mercedes Sousa