• 30 anos de ensino profissional

sala XXI – o culminar do projeto interdisciplinar de serviços jurídicos

O Projeto Interdisciplinar de Turma intitulado “ Sociedade em colapso? – Problemas Sociais do Séc. XXI” da turma Técnico de Serviços Jurídicos da ETAP- Escola Profissional, Unidade de Formação de Viana do Castelo contou com diversas atividades promovidas pelos alunos, nomeadamente, palestras que versaram sobre temas como “ Violência Doméstica”, “Droga, Álcool e Internet”, tendo sido convidados para o efeito agentes do Comando Distrital da PSP em Viana do Castelo. Integrou ainda uma Campanha de Solidariedade junto da comunidade escolar de recolha de variados bens que foram entregues a instituições como o Berço, Casa dos Rapazes e Lar de Santa Teresa.

De forma a assinalar o “Dia Mundial Contra a Pobreza e a Exclusão Social”, no passado dia 17 de Outubro, e também integrada no referido projeto, foi apresentada a peça de teatro intitulada “Sala XXI” que, abordando vários problemas presentes na vida dos jovens nos dias que correm, como sejam, a violência no namoro, a gravidez na adolescência, o bullying, a delinquência juvenil, o consumo de álcool e droga, o racismo e a homofobia, serviu para sensibilizar a comunidade educativa na defesa de valores como o respeito, a igualdade, a verdade, a amizade e a compreensão.

Nova sessão de teatro foi apresentada no dia 18 de outubro, pelas 21h00, desta feita destinada a encarregados de educação, familiares e amigos dos nossos alunos com a finalidade de angariação de fundos para a visita de estudo de finalistas bem como de recolha de bens destinados às instituições atrás referidas e… a casa esteve cheia!

Cristina Nunes