• 30 anos de ensino profissional

serviços jurídicos visita conservatória do registo predial

No passado dia 3 de Dezembro, a turma Técnico de Serviços Jurídicos, 12º ano da ETAP- Escola Profissional, unidade de formação de Viana do Castelo realizou uma visita de estudo à Conservatória do Registo Predial de Viana do Castelo, sendo que esta visita está inserida na parte prática da Prova de Aptidão Profissional do aluno Tiago Costa cujo tema é “Registo Predial”.  

Inicialmente fomos recebidos pela Dra. Margarida Vale, notária afeta, que começou por explicar o funcionamento, a composição e os serviços existentes na conservatória.

As conservatórias do registo predial têm como função efetuar a descrição completa de cada prédio, podendo qualquer pessoa obter todas e quaisquer informações a respeito da situação jurídica de um prédio descrito na conservatória.

A Conservatória do Registo Predial de Viana do Castelo compreende o registo predial, o registo automóvel e o registo comercial e ainda disponibiliza diversos serviços, nomeadamente a Empresa na Hora, a Associação na Hora, a Sucursal na Hora, a Casa Pronta e, por fim, o Documento Único Automóvel.

Os alunos da turma em questão tiveram a oportunidade de colocar questões, as quais foram esclarecidas pela Dra. Margarida Vale e pela Sra. Conservadora.

De salientar a importância do contacto dos alunos com as instituições aquando da realização das Provas de Aptidão Profissional uma vez que muitas das dúvidas em relação aos temas abordados podem ser esclarecidas e ainda o facto de os alunos poderem estabelecer um contacto mais próximo com as instituições e seus representantes de forma a poderem estar melhor preparados para a elaboração deste tipo de trabalhos.       

 

Tiago Costa | Técnico de Serviços Jurídicos