• 30 anos de ensino profissional

software house e roteiro histórico no grande porto

Os alunos do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e do Curso Técnico de Gestão da ETAP – Escola Profissional – Unidade de Formação de Valença, fizeram, no passado dia 12 de dezembro, um roteiro pelo Grande Porto onde visitaram o centro histórico, locais como a emblemática Torre dos Clérigos, a espantosa Livraria Lello, a Avenida dos Aliados, a Praça da Liberdade, o alegórico Mercado do Bolhão e a encantadora Rua de Santa Catarina. Para além do cenário histórico, os formandos visitaram uma das maiores e mais conceituadas Software Houses portuguesas, a PHC Software.

A PHC é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento de Software, ou seja programas de computador, geralmente com fins comerciais. Esta organização desenvolve principalmente ERPs (Enterprise Resource Planning), ou seja, Sistemas Integrados de Gestão Empresarial. Estes são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização num único sistema. A integração pode ser vista sob a perspetiva funcional (sistemas de: contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc.) e sob a perspetiva sistémica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações de gestão, sistemas de apoio à decisão, etc.).

Esta visita de estudo foi realizada com o intuito de dar a conhecer a estes alunos as diversas fases no desenvolvimento de Software, com particular destaque para as soluções comerciais para micro, pequenas, médias e grandes empresas em plataformas standard e em cloud computing (computação na nuvem – internet).

À chegada à PHC Software, os alunos foram recebidos com uma apresentação institucional da empresa, seguida de um circuito de análise e de desenvolvimento, onde lhes foram explicadas as metodologias aplicadas, as ferramentas utilizadas, as equipas intervenientes e por fim, uma demonstração do Software.

Esta visita permitiu também aos alunos conhecerem um pouco do processo de desenvolvimento de Software, observando em contexto real a aplicação de algumas técnicas, metodologias e ferramentas lecionadas nas suas aulas. Em suma, estas atividades e projetos em diversas áreas de exploração permitem aos formandos consolidarem conhecimentos, adquirirem competências transversais e amadurecerem o espírito de cooperação, responsabilidade e profissionalismo exigido e fundamental neste tipo de ensino. 

 Os Diretores de Curso, Ricardo Luis e Cristina Matos