• 30 anos de ensino profissional

técnico de gestão foi ao shopping…

No dia 05 de março, a turma de Técnico de gestão – 12º ano, da unidade de formação de Viana do Castelo da ETAP – Escola Profissional, deslocou-se ao centro comercial Estação Viana Shopping para realizar uma visita de estudo, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Sofia Alves.

O objetivo da visita era conhecer a parte não acessível aos consumidores bem como a organização, funcionamento e gestão de um centro comercial. A turma foi recebida, na Administração do shopping, pela Dr.ª Cláudia Ramos responsável pelo departamento de marketing.

Um centro comercial é um estabelecimento comercial que ocupa uma área bruta mínima, na qual se encontram lojas de venda a retalho e/ou usufruem de infraestruturas de apoio comercial.  

A Estação Viana Shopping localiza-se em Viana do Castelo, tem 19 182 m2, de área bruta locável, foi inaugurado em novembro de 2003, possui 5 pisos, 3 comerciais e 2 de parque de estacionamento. Atualmente, conta com cerca de 101 lojas e 600 lugares de estacionamento. Trata-se de um centro comercial temático, inspirado na arquitetura dos caminhos-de-ferro. Este é uma referência de comércio e lazer na região.

Durante a visita foram abordados aspetos relacionados com a gestão de um espaço comercial de grande dimensão, as regras de funcionamento estabelecidas para os lojistas bem como aspetos relacionados com a segurança.   

Este foi um momento enriquecedor em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de uma forma mais aprofundada as temáticas abordadas em contexto de sala de aula, da perspetiva de quem lida profissionalmente com ela.

Sofia Silva Alves – aluna de Técnico de Gestão