• 30 anos de ensino profissional

ver para crer! alunos da etap valença visitam a repartição de finanças

A escola moderna não pode cingir-se às quatro paredes da sala de aula. É necessário contatar com o que se faz no mundo profissional.

No âmbito da disciplina de Contabilidade e Fiscalidade, a turma Técnico de Gestão da Etap – Escola Profissional, unidade de formação de Valença realizou uma visita de estudo ao serviço de finanças local.

Os serviços de finanças têm a função de facilitar a relação do contribuinte com a Administração Central, além de assegurar a liquidação e cobrança dos impostos sobre o rendimento, sobre o património e sobre o consumo bem como arrecadar e cobrar outras receitas do Estado ou pessoas coletivas de direito público.

Fomos recebidos pelo chefe do serviço de finanças que nos acompanhou durante a visita onde tivemos a oportunidade conhecer as instalações e as diversas secções.

Durante a visita ficamos também a saber que alguns dos serviços de finanças irão ser encerradas devido a um processo de restruturação em curso, prevendo-se que dos 10 existentes no distrito de Viana do Castelo fiquem em funcionamento apenas 5, um dos quais englobará os serviços de Melgaço, Monção e Valença, que neste momento ainda não tem localização definida. Esta restruturação é devida ao facto de cada vez mais os cidadãos utilizarem os serviços online, para ser mais rápido e mais cómodo, em vez de se deslocarem aos serviços de finanças.

Cátia Alves e Patrícia Costa – curso Técnico de Gestão, 11º ano