• 30 anos de ensino profissional

Viagem dos alunos da ETAP pelo mundo dos sabores, da cultura e da natureza

Integrado no âmbito do Projeto Curricular Integrado (PCI), intitulado ”Portugal na Rota do Turismo Mundial”, os alunos da ETAP dos cursos de Restauração, variante Cozinha Pastelaria e Restaurante Bar, 10º ano realizaram, no passado dia 23 de junho, uma visita de estudo a Óbidos e a Bombarral.

Na visita à vila medieval de Óbidos, ficaram nitidamente sensibilizados pela riqueza do património histórico, atraídos pelo encanto das ruas típicas, íngremes e floridas, em calçada portuguesa, na qual se constata ao longo do percurso a famosa venda do licor “a ginjinha de Óbidos”, acompanhados pelos copinhos de chocolate, um ex-libris desta vila. A mercearia de produtos biológicos, sob a forma de biblioteca, foi também objeto de observação atenta. As habitações também foram alvo de curiosidade, pelo fascínio das suas cores e o seu excelente estado de preservação. O percurso pelo Castelo, considerado um dos mais belos de Portugal, foi outro momento alto da visita à vila.

Após o almoço livre pela vila, o grupo escolar dirigiu-se a Bombarral, onde fica a Quinta do Sanguinhal, com uma área de 40 hectares, sendo que 25 são de vinha, pertencente à Companhia Agrícola do Sanguinhal, situada na Região Demarcada de Óbidos, sub-região do Oeste, tendo em vista a consolidação de conhecimentos da área técnica. As instalações históricas desta Quinta foram alvo de interesse e curiosidade, nomeadamente a beleza dos jardins envolventes do século XIX, bem como a antiga destilaria e a cave de envelhecimento com 36 tonéis e ainda, o antigo lagar com prensas de vara datadas de 1871. Durante a prova técnica, os alunos e formadores tiveram oportunidade de realizar uma prova organolética e de responder às questões formuladas pela guia que, de forma cativante e explicativa, suscitou o entusiasmo dos jovens estudantes.

Já a meio da tarde, os alunos desfrutaram de uma visita ao Buddha Eden Garden que exerceu um profundo encanto pelo lugar paradisíaco, espiritual que este jardim oriental, o maior da europa, suscita aos seus visitantes. A beleza e tranquilidade do espaço, juntamente com o património construído, onde figuram as centenas de estátuas de Buda, os soldados de terracota, o coreto no meio do lago, apelaram à permanência no espaço e desejo de uma futura visita para exploração deste magnífico parque.

Deste modo, a visita de estudo constituiu uma mais-valia para a aprendizagem dos alunos, constituindo a materialização viva do Projeto Curricular Integrado desenvolvido.