• 30 anos de ensino profissional

“Viana é Tradição”

No passado dia 3 de março, nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, alguns alunos finalistas do curso Técnico de Receção da ETAP – Escola Profissional, apresentaram a atividade prática da Prova de Aptidão Profissional, subordinada ao tema “Viana é Tradição”.

Divulgar alguns dos recursos turísticos da região, foi a principal finalidade deste evento.

As atividades dinamizadas destacaram a Gastronomia, os Vinhos, o Ouro, o Artesanato Urbano, a Romaria da Senhora d’Agonia, os Trajes Típicos Vianenses e os Bordados de Viana do Castelo.

Durante a manhã, decorreu o workshop Gigantones e Cabeçudos com a participação do artesão Manuel Valença, que colaborou vivamente na prova do aluno Renato Lajinha. O workshop consistiu na demonstração das várias fases de construção de um cabeçudo.

Posteriormente, assistiu-se ao desfile das criações de Artesanato Urbano da artesã Isabel Lima, organizado pela aluna Cristelle Duque.

Em seguida, os alunos do 11º ano do curso Técnico de Restauração variante Cozinha Pastelaria promoveram um showcooking com degustação do “Bacalhau à Sta. Luzia” e da “Torta de Viana”, sendo estas atividades da responsabilidade das alunas Bárbara Barallobre e Ana Queirós.

Depois do momento gastronómico, seguiu-se o desfile do Ouro de Viana, organizado pela aluna Joana Miquelino, com a colaboração do Dr. Freitas, proprietário da Ourivesaria Freitas.

O workshop de Bordados de Viana do Castelo, projeto das alunas Letícia Novo e Ana Lisboa, decorreu com a colaboração da artesã Isilda Parente.

Para finalizar, o aluno finalista Marcelo Pereira do curso Técnico de Restauração variante Restaurante Bar, promoveu uma prova comentada de Vinhos Verdes.

Paralelamente a estas atividades, os alunos organizaram uma exposição de trajes regionais e artesanato. Construíram, também, no exterior, um tapete de sal ilustrativo dos Tapetes da Ribeira da Romaria da Senhora d’ Agonia.

O evento foi deveras enriquecedor para cada um dos alunos, bem como para os participantes, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor as tradições de Viana do Castelo e os recursos turísticos que disponibiliza a todos os seus visitantes.

Os alunos do curso Técnico de Receção, nomeadamente Joana Miquelino, Cristelle Duque, Ana Queirós, Bárbara Barallobre, Renato Lajinha, Ana Lisboa e Letícia Novo agradecem à Câmara Municipal de Viana do Castelo, à Ourivesaria Freitas, aos artesãos Isabel Lima, Isilda Parente e Manuel Valença, aos alunos do curso Técnico de Restauração e a todos os participantes pela colaboração e disponibilidade manifestadas.