• 30 anos de ensino profissional

Workshop Primavera Pssst! – Prodígio

Os alunos do curso Técnico de Restauração variante Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar da ETAP – Escola Profissional – Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora, estiveram presentes, no passado dia 08 de março, num colóquio/demonstração promovido pelo professor de TIC, Ricardo Luis, e que teve como convidado o empresário Sr. Nuno Fernandes da empresa Prodígio – Sistemas de Informação, Lda.

A Prodígio é uma empresa que está no mercado há quase 20 anos, sediada em Valença, vocacionada para a área da manutenção e reparação de máquinas de escritório, de contabilidade e de material informático. Dedica-se igualmente à consultoria e programação informática, sendo um dos agentes da Primavera Software mais antigos e conceituados do Alto Minho.

Este colóquio/workshop, que acabou por se tornar um diálogo entre os palestrantes e a audiência, permitiu aos alunos conhecerem um dos novos produtos Primavera, o Pssst!, que assenta num POS (Point of Sale) touchscreen, para a área da restauração, ou de fast-food, catering ou take away, ou ainda de um café ou salão de chã, pastelaria ou padaria, bar, pub ou discoteca.

Foi deveras interessante observar, analisar e experimentar a nova interface das aplicações e as suas funcionalidades, bem como, as metodologias de trabalho e as ferramentas de produtividade empresarial utilizadas a nível informático e a nível da restauração. Foi igualmente aliciante verificar quais são as tendências de mercado, o tipo e diversidade de equipamentos e serviços associados a estes produtos.

Em suma, estas atividades e projetos em diversas áreas de exploração permitem aos formandos consolidarem conhecimentos, adquirirem competências transversais e amadurecerem o espírito de cooperação, responsabilidade e profissionalismo exigido e fundamental neste tipo de ensino.

O Professor de TIC, Ricardo Luis