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Alto Minho Cursos Profissionais Maia OFERTA 2024.25

Comunicação e Serviço Digital

Assegurar a comunicação comercial e o serviço ao cliente em entidades de diferentes tipologias, através de meios interativos ou digitais.

Unidade de Formação de Vila Nova de Cerveira

Requisito

9.º ano de escolaridade ou equivalente e idade inferior a 20 anos até à data do início do ano escolar.

  • Apoios

    Subsídio de transporte e alimentação. Bolsa de material escolar e profissional. Seguro escolar e isenção de propinas.

  • Certificação

    Certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de ní­vel IV.

  • Esrasmus+

    Projetos e estágios nacionais e internacionais.

341. Comércio

Perfil
Profissinal.

  1. Atender e aconselhar os clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais.
    1. Apoiar na instalação, ativação, configuração e utilização de produtos e serviços comercializados aos clientes.
  2. Receber e gerir pedidos de assistência de clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais.
  3. Tratar e encaminhar reclamações de clientes através de meios interativos ou digitais.
  4. Implementar e monitorizar estratégias de promoção de produtos e serviços através de meios interativos ou digitais.
    1. Realizar contactos em outbound, de “follow up”, para recolha de informação, assim como, de promoção de produtos e serviços com vista à sua comercialização.
  5. Vender e assegurar os procedimentos da venda em meios interativos ou digitais.
  6. Registar, resolver e encaminhar situações comerciais, faturação, contencioso, pontos de situação sobre pedidos em curso e identificação de oportunidades de venda.
  7. Coordenar a atividade das equipas de trabalho em contact centre.

Conhecimentos

  1. Conhecimentos de:
    1. Setor do comércio e serviços.
    2. Legislação sobre comércio eletrónico.
    3. Mercado e segmentação de mercado.
    4. Tipologia de clientes, suas características e interesses.
    5. Tipologia de produtos e serviços.
    6. Contratos comerciais.
    7. Negociação comercial.
    8. Marketing.
    9. E-marketing.
    10. Sistemas de gestão de informação e aplicações de comunicação interativa e digital.
    11. Campanhas inboound e outbound.
    12. Regulamentos e normas de marketing digital e vendas em multicanais.
    13. Tipos de campanhas e ações de promoção de vendas.
    14. Qualidade e satisfação do cliente.
    15. Ética e deotologia do atendimento comercial.
    16. Gestão documental.
    17. Organização e manutenção de arquivo.
    18. Técnicas de gestão de recursos humanos.
    19. Procedimentos de organização e gestão de equipas.
    20. Normas e requisitos da qualidade e ambiente.
    21. Normas de segurança e higiene no trabalho.
  2. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Funções e competências do técnico de comunicação e serviço digital.
    2. Técnicas de atendimento telefónico.
    3. Comunicação comercial.
    4. Sistema informático do serviço de apoio ao cliente.
    5. Normas de conduta de comunicação comercial.
    6. Sistema de informação do serviço comercial.
    7. Regras de comunicação escrita através de dispositivos móveis, plataformas digitais e outros canais.
    8. Sistemas de informação do contact centre.
    9. Plataformas de atendimento ao cliente e das operações de inbound e outbound.
    10. Técnicas de comunicação oral em contexto telefónico e de canais online.
    11. Gestão de reclamações através de meios interativos e digitais.
    12. Inteligência emocional.
    13. Técnicas de argumentação.
    14. Meios e modalidades de pagamento no comércio eletrónico.
    15. Meios e condições de expedição de bens e produtos.
    16. Sistema informático de gestão administrativa.
    17. Técnicas de venda não presencial.
    18. Técnicas de fidelização de clientes.
    19. Documentação comercial e administrativa.

Aptidões

  1. Aplicar técnicas de comunicação comercial.
  2. Identificar as fases do atendimento telefónico.
  3. Identificar e caracterizar os diferentes tipos de cliente e as suas necessidades.
  4. Analisar informação técnica sobre os serviços e produtos.
  5. Aplicar as normas e regulamentos sobre atendimento ao cliente.
  6. Utilizar estratégias de promoção comercial.
  7. Aplicar técnicas de atendimento telefónico.
  8. Utilizar as funcionalidades do sistema de informação do serviço comercial.
  9. Interpretar documentação técnica sobre os produtos e serviços comercializados.
  10. Analisar condições ou acordos comerciais.
  11. Selecionar e aplicar regras de comunicação escrita em canis interativos.
  12. Aplicar normas e procedimentos relativamente ao atendimento ao cliente através de dispositivos móveis, plataformas digitais e outros canais online.
  13. Aplicar estratégias de fidelização de clientes.
  14. Identificar e utilizar as funcionalidades dos sistemas de gestão de informação e aplicações de comunicação interativa e digital.
  15. Aplicar técnicas de venda não presencial.
  16. Identificar os fatores críticos de gestão de reclamações através de meios interativos e digitais.
  17. Aplicar técnicas de gestão de reclamações.
  18. Utilizar técnicas de comunicação assertiva.
  19. Aplicar estratégias de controlo emocional.
  20. Identificar e analisar as variáveis do mix da comunicação.
  21. Analisar o plano de marketing e outros documentos com estratégias de mix da comunicação.
  22. Aplicar técnicas de argumentação e resposta a objeções.
  23. Identificar os fatores associados às campanhas de promoção de vendas, captação e retenção de novos clientes.
  24. Analisar informações sobre e-consumidores.
  25. Identificar e caracterizar os meios e modalidades de pagamento no comércio eletrónico.
  26. Identificar e caracterizar os meios de expedição e condições de utilização.
  27. Interpretar contratos comerciais e condições particulares de comercialização dos produtos e serviços.
  28. Aplicar técnicas de gestão documental.
  29. Aplicar técnicas de organização e arquivo de correspondência comercial e administrativa.
  30. Aplicar técnicas e instrumentos de gestão de recursos humanos.
  31. Utilizar estratégias de motivação e dinamização de equipas de trabalho.
  32. Analisar e aplicar os procedimentos de organização e gestão de equipas em contexto de contac centre.
  33. Aplicar mecanismos de controlo das normas de qualidade e ambiente.
  34. Aplicar mecanismos de controlo das normas de segurança e higiene no trabalho.

Atitudes

  1. Demonstrar capacidade de escuta na interação com o cliente.
  2. Demonstrar capacidade de comunicar com diferentes interlocutores em contextos diferenciados.
  3. Demonstrar capacidade de organizar e gerir o tempo.
  4. Demonstrar proatividade na recolha e seleção de informação.
  5. Agir em conformidade com as normas e regulamentos de proteção de dados e privacidade.
  6. Demonstrar capacidade de adaptação a novas tecnologias de informação e comunicação.
  7. Demostrar capacidade de resiliência perante situações e interlocutores difíceis.
  8. Demonstrar capacidade de controlo emocional.
  9. Demonstrar criatividade na produção de conteúdos.
  10. Demonstrar capacidade de trabalhar em equipa.
Formação Sociocultural
Código Disciplina Horas
Português 320
Inglês 220
Área de Integração 220
Educação Física 140
Oferta de Escola 100
Cidadania e Desenvolvimento
Formação Científica
Código Disciplina Horas
Economia 200
Matemática 200
Psicologia 100
Formação Tecnológica
Código UFCD obrigatórias Horas
349 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos 25
7229 Gestão do stress do profissional 25
7843 Técnicas de negociação e venda 50
7853 Ideias e oportunidades de negócio 50
7844 Gestão de equipas 25
9203 Setor do comércio e serviços – conceitos e princípios gerais 25
9204 Atividade do profissional de Técnico de Comunicação e Serviço Digital 25
9205 Processo de comunicação 50
9206 Comunicação escrita – serviço ao cliente 50
9207 Qualidade e satisfação do cliente 25
9208 Inteligência emocional 25
9209 E-marketing – princípios gerais 50
9210 Atendimento não presencial ao cliente 50
9211 Fidelização e recuperação de clientes 25
9212 Gestão de reclamações – venda não presencial 25
9213 Neuromarketing 50
9214 Marketing digital 25
9215 Marketing 3.0 25
9216 Meios de comunicação digital 25
9217 Planos e campanhas de comunicação – venda não presencial 50
9218 Campanhas de serviços ativos e serviços reativos 50
9219 Social media 25
9220 Gestão de conteúdos digitais 25
9221 Gestão de mobile 50
9222 Processo de venda não presencial 50
9223 Documentação comercial – assistência ao cliente não presencial 25
9224 Sistemas digitais e gestão documental 25
9225 Língua inglesa – comunicação e serviço ao cliente não presencial 50
5436 Liderança e motivação de equipas 50
7855 Plano de negócio – criação de pequenos e médios negócios 50

Vem crescer connosco,
fazer parte desta familia.

Orgulho em proporcionar contextos de trabalho dinâmicos e facilitadores do crescimento pessoal. Desde 1989 a qualificar profissionais.