Caminha
Rua Benemérito Joaquim Rosas
4910-130 Caminha
Ligue-nos: +351 258 719 240
Fax: +351 258 719 241
caminha@etap.pt
Viana do Castelo
Campo Sra. da Agonia
4900-360 Viana do Castelo
Ligue-nos: +351 258 027 408
Móvel: +351 919 886 362
etapeviana@centroqualifica.gov.pt

Mecânico de Aeronaves e Material de Voo

Desenvolver, orientar e verificar atividades na área da manutenção programada, preventiva e corretiva de aeronaves (sua estrutura e seus sistemas), motores, hélices, componentes, peças e demais material de voo (material aeronáutico), efetuando a receção, remoção, desmontagem, limpeza e preparação do material a intervencionar, identificando defeitos, avarias e anomalias e procedendo ao seu diagnóstico, realizando a substituição ou reparação e/ou modificação do material intervencionado, e procedendo à sua montagem, instalação, regulação e ensaio, em conformidade com a documentação de manutenção aprovada, e utilizando técnicas e procedimentos adequados.

Acesso

9.º ano de escolaridade ou equivalente e idade inferior a 20 anos até à data do início do ano escolar.

  • Apoios

    Subsídio de transporte e alimentação. Bolsa de material escolar e profissional. Seguro escolar e isenção de propinas.

  • Certificações

    Certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de ní­vel IV.

  • Outros

    Projetos e estágios nacionais e internacionais.

213 - Audiovisuais e Produção dos Media

Perfil profissional

  1. Preparar as condições para a intervenção de manutenção.
    1. Analisar a documentação técnica relativa ao material aeronáutico a intervencionar, nomeadamente registos de anomalias, pedidos de trabalho, protocolos de inspeção e documentação de manutenção aprovada, com vista à determinação do tipo de intervenção a desenvolver.
    2. Preparar as ferramentas, os equipamentos, os produtos e os instrumentos de medida e controlo necessários para a intervenção a desenvolver.
    3. Preparar o material aeronáutico para as ações a desenvolver, utilizando métodos de elevação, escoramento, lastragem e instalação de equipamentos de apoio, isolando e protegendo sistemas mecânicos, hidráulicos, pneumáticos, elétricos e eletrónicos, e procedendo à drenagem de fluidos.
    4. Garantir as condições de acesso ao material aeronáutico a intervencionar colocando plataformas e escadas, abrindo capotagens, e removendo portas e painéis de acesso.
    5. Assegurar as condições de segurança das pessoas e do material aeronáutico a intervencionar, instalando sinalização própria de aviso, e garantindo a fixação e o bloqueamento do material aeronáutico.
    6. Assegurar a limpeza das ferramentas e dos equipamentos de apoio, do local de trabalho onde vai decorrer a intervenção e assegurar ou proceder à limpeza das zonas do material aeronáutico que vão ser sujeitas a intervenções.
  2. Executar e verificar trabalhos de manutenção preventiva.
    1. Remover, desmontar, limpar e inspecionar itens do material aeronáutico a intervencionar e desenvolver outras atividades de manutenção programada, nomeadamente aplicação de modificações, seguindo a documentação de manutenção aprovada, os protocolos de inspeção e outros procedimentos de execução.
    2. Substituir itens do material aeronáutico a intervencionar, de acordo com os procedimentos específicos aprovados por uma organização de projeto.
    3. Verificar os trabalhos de manutenção preventiva realizados quer pelo próprio como por outros profissionais da mesma área de intervenção, tendo em conta a regulamentação em vigor.
    4. Montar, instalar e regular os itens do material aeronáutico intervencionado, seguindo a documentação de manutenção aprovada, os protocolos de trabalho e outros procedimentos de execução.
  3. Reparar e verificar os trabalhos de manutenção corretiva.
    1. Remover, desmontar e limpar os itens do material aeronáutico a intervencionar, seguindo a documentação de manutenção aprovada, os protocolos de inspeção e outros procedimentos de execução.
    2. Inspecionar e identificar os defeitos, avarias e anomalias, realizar o seu diagnóstico e decidir qual o tipo de reparação a realizar.
    3. Substituir os itens do material aeronáutico cuja reparação não é possível ou desejável, e providenciar ou realizar a sua disposição adequada, nomeadamente o abate.
    4. Reparar, ajustar, calibrar, regular e ensaiar itens do material aeronáutico, de acordo com a documentação de manutenção aprovada e outros procedimentos, técnicas e métodos de execução.
    5. Verificar os trabalhos de manutenção corretiva realizados quer pelo próprio como por outros profissionais da mesma área de intervenção, tendo em conta a regulamentação em vigor.
  4. Verificar e/ou efetuar o abastecimento do material aeronáutico após a intervenção, assegurando que seja efetuada a reposição dos níveis, nomeadamente de combustível e de lubrificantes.
  5. Assegurar as operações de preparação de aeronaves para a execução do voo, verificando, nomeadamente, se os equipamentos de segurança dos passageiros e tripulantes estão completos e se as proteções de segurança das aeronaves estão retiradas.
  6. Proceder ao registo e validação dos trabalhos efetuados e elaborar relatórios das anomalias detetadas durante a inspeção e/ou a reparação do material aeronáutico.

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Informática na ótica do utilizador.
  2. Conhecimentos de:
    1. Língua inglesa.
    2. Matemática.
    3. Física.
    4. Desenho técnico.
    5. Eletricidade.
    6. Eletrónica.
    7. Aerodinâmica.
    8. Sistemas digitais.
    9. Tecnologia dos materiais utilizados na manutenção aeronáutica.
    10. Motopropulsores e hélices.
    11. Legislação aeronáutica.
    12. Segurança, higiene e saúde no trabalho.
    13. Técnicas de comunicação e de relacionamento interpessoal.
    14. Organização do trabalho e gestão do tempo.
    15. Fatores Humanos.
    16. Qualidade, Segurança e Gestão do Risco.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Tipos de aeronaves: aeródinos (aviões, helicópteros, autogiros e planadores) e aeróstatos (balões e dirigíveis).
    2. Estruturas de aeronaves.
    3. Sistemas de aeronaves.
    4. Motores/Reatores.
    5. Componentes.
    6. Tecnologias de reparação de material aeronáutico.
    7. Funcionamento e utilização de ferramentas e equipamentos.
    8. Normas e procedimentos.

Aptidões

  1. Aplicar as técnicas de consulta e interpretação da documentação técnica referente ao material aeronáutico a intervencionar (pedidos de trabalho, cartas de trabalho e protocolos, documentação de manutenção aprovada, normas relevantes e procedimentos aplicáveis).
  2. Utilizar os sistemas de informação para consulta de manuais (Manual de Manutenção, Manual Trouble-shooting, Manual Wiring, Alertas, entre outros) registos nas cartas de trabalho, preenchimento de horas extraordinárias, requisitos de Equipamentos de Proteção Individual, entre outros.
  3. Identificar os itens do material aeronáutico a intervencionar de modo a garantir a sua rastreabilidade.
  4. Identificar e preparar as ferramentas, equipamentos, produtos, instrumentos de medida e controlo necessários.
  5. Utilizar e controlar as ferramentas, os equipamentos e os instrumentos de medida e controlo adequados ao trabalho a realizar.
  6. Utilizar os métodos para identificar e corrigir situações existentes ou potenciais de risco para a segurança.
  7. Aplicar os métodos e as técnicas de preparação do material aeronáutico a intervencionar durante as operações de manutenção preventiva e corretiva.
  8. Aplicar as técnicas de colocação de equipamentos de proteção e de segurança de pessoas e bens.
  9. Aplicar os procedimentos de limpeza dos instrumentos de trabalho, do local onde vão decorrer as intervenções e das zonas do material aeronáutico a intervencionar
  10. Aplicar as normas de segurança, gestão do risco, higiene e saúde no trabalho.
  11. Utilizar os métodos e as técnicas de inspeção dos itens do material aeronáutico a intervencionar.
  12. Utilizar os meios para reportar erros e ocorrências, documentação de manutenção incorreta e defeitos existentes ou potenciais.
  13. Identificar os riscos para a segurança, em especial aqueles relacionados com o sistema de combustível e com o sistema de cablagens elétricas.
  14. Aplicar as técnicas de montagem e desmontagem dos equipamentos de apoio e de acesso ao material aeronáutico a intervencionar.
  15. Substituir unidades e componentes de acordo com os sistemas das aeronaves.
  16. Aplicar as técnicas de remoção, desmontagem, montagem e instalação dos equipamentos, componentes ou peças pertencentes ao material aeronáutico a intervencionar.
  17. Aplicar os procedimentos de identificação dos equipamentos, componentes ou peças removidos e/ou desmontados.
  18. Apicar os procedimentos aprovados para processamento dos equipamentos, componentes ou peças removidos, não instalados ou rejeitados.
  19. Utilizar os métodos e as técnicas de identificação dos defeitos, avarias e anomalias no material aeronáutico a intervencionar.
  20. Utilizar os métodos e as técnicas de reparação, ajuste, calibração, regulação e ensaio dos equipamentos, componentes ou peças pertencentes ao material aeronáutico a intervencionar.
  21. Apicar os procedimentos para aceitação e determinação da elegibilidade de equipamentos, componentes ou peças para instalação.
  22. Aplicar os procedimentos de abastecimento e reposição dos níveis no material aeronáutico após a intervenção.
  23. Aplicar as regras e as técnicas de verificação e conformidade dos trabalhos de manutenção preventiva e corretiva realizados.
  24. Aplicar os métodos e as técnicas de preparação de aeronaves para a execução de voo.
  25. Utilizar os procedimentos de registo, validação e assinatura dos trabalhos efetuados e de elaboração de relatórios dos defeitos, avarias e anomalias detetadas na inspeção ou reparação do material aeronáutico intervencionado.
  26. Aplicar a legislação aeronáutica em vigor no cumprimento dos procedimentos de manutenção.

Atitudes

  1. Demonstrar capacidade de responsabilidade, em termos de imagem, postura (perante colegas, clientes e entidades terceiras) e ética profissionais.
  2. Agir em função das normas e procedimentos de segurança, reportando erros e ocorrências, documentação de manutenção incorreta e defeitos existentes ou potenciais.
  3. Demonstrar capacidade de deteção de atividades de manutenção críticas e orientação para resultados.
  4. Agir em função do protocolo de autorizações e limitações de pessoal.
  5. Comunicar, de forma clara e assertiva com interlocutores diferenciados, mantendo um nível de literacia proficiente.
  6. Demonstrar capacidade de análise dos fatores, limitações e constrangimentos psicológicos e sociais que afetam o desempenho humano em contexto profissional.
  7. Demonstrar capacidade de interação com os outros no trabalho em equipa.
  8. Demonstrar capacidade de resiliência, autodomínio e superação de pressões.
  9. Demonstrar Inteligência emocional na gestão do stresse e das emoções.
  10. Demonstrar capacidade de organização do trabalho tendo em conta o planeamento, as prioridades e as solicitações inesperadas.
  11. Demonstrar adaptabilidade e flexibilidade perante evoluções técnicas e metodológicas.
  12. Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança, gestão do risco, higiene e saúde no exercício da atividade.
Formação Sociocultural
Código Disciplina Horas
Português 320
Inglês 220
Área de Integração 220
Educação Física 140
Oferta de Escola 100
Cidadania e Desenvolvimento
Formação Científica
Código Disciplina Horas
História da Cultura e das Artes 200
Física e Química 200
Matemática 100
Formação Tecnológica
Código UFCD obrigatórias Horas
10039 Qualidade, segurança e gestão do risco 25
10040 Legislação aeronáutica 25
5792 Fatores humanos 25
349 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – conceitos básicos 25
877 Organização e preparação do trabalho 25
10041 Manuais e documentação técnica aeronáutica 25
7847 Aplicações informáticas na ótica do utilizador 25
5794 Inglês técnico – aeronáutica 25
5798 Desenho técnico – leitura e interpretação de desenho aeronáutico 25
10042 Noções básicas de aerodinâmica 25
5802 Materiais e equipamentos físicos na montagem aeronáutica 50
10043 Motores de pistão – conceitos gerais 25
10044 Motores de pistão – sistemas 50
10045 Hélices 25
5807 Processos especiais – prevenção contra a corrosão (revestimentos metálicos e pintura) 50
5800 Técnicas laboratoriais – ensaios não destrutivos 25
10046 Motores de turbina a gás – conceitos gerais 25
10047 Motores de turbina a gás – sistemas 50
932 Eletricidade geral 50
10048 Eletricidade geral – laboratório 50
1302 Eletricidade e eletrónica – corrente alterna 25
10049 Eletricidade e eletrónica – corrente alterna – laboratório 25
1377 Eletrónica analógica – iniciação 50
10050 Eletrónica – laboratório 50
10051 Técnicas digitais e sistemas de instrumentação eletrónicos 50
10052 Técnicas digitais e sistemas de instrumentação eletrónicos – laboratório 50
10053 Práticas de manutenção – órgãos de máquinas 25
10054 Práticas de manutenção – aeronaves 50
5804 Construções metalomecânicas – serralharia de bancada 25
10055 Práticas de manutenção aeronáutica – inspeção 50
Aviões
Código UFCD Horas
10056 Aerodinâmica, estruturas e sistemas de avião c/ motor a turbina – aerodinâmica e estruturas – ATA 28, 32, 52-57 50
10057 Aerodinâmica, estruturas e sistemas de avião c/ motor a turbina – ATA 25, 27, 29, 35, 38 50
10058 Aerodinâmica, estruturas e sistemas de avião c/ motor a turbina – ATA 21, 26, 30, 36, 47 50
10059 Aerodinâmica, estruturas e sistemas de avião c/ motor a turbina – ATA 22, 23, 24, 31, 33, 34, 42, 44, 45, 46 50
Helicópteros
Código UFCD Horas
10060 Aerodinâmica, estruturas e sistemas de helicópteros – aerodinâmica, comando de voo e estruturas 50
10061 Aerodinâmica, estruturas e sistemas de helicópteros – ATA 22, 23, 24, 25, 28, 31, 34, 46 50
10062 Aerodinâmica, estruturas e sistemas de helicópteros – ATA 21, 26, 30, 36 50
10063 Aerodinâmica, estruturas e sistemas de helicópteros – ATA 29, 32 50
10064 Aerodinâmica, estruturas e sistemas de helicópteros – ATA 22, 23, 24, 31, 33, 34, 42, 45 50

Vem crescer connosco,
fazer parte desta familia.

Orgulho em proporcionar contextos de trabalho dinâmicos e facilitadores do crescimento pessoal. Desde 1989 a qualificar profissionais.

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência.