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Cursos 2022/23 Cursos Profissionais

Receção

Profissional que executa o serviço de receção e acolhimento, um profissional de informação turística, de acolhimento de clientes e um gestor de reservas em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins. O seu trabalho tem a finalidade de garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes/hóspedes, bem como assegurar a promoção da unidade e o contacto com o exterior.

Acesso

9.º ano de escolaridade ou equivalente e idade inferior a 20 anos até à data do início do ano escolar.

  • Apoios

    Subsídio de transporte e alimentação. Bolsa de material escolar e profissional. Seguro escolar e isenção de propinas.

  • Certificações

    Certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de ní­vel IV.

  • Outros

    Projetos e estágios nacionais e internacionais.

811 - Hotelaria e Restauração

Perfil profissional

  1. Executar o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.
  2. Executar o serviço informação turística.
  3. Desenvolver o serviço de reservas e de apoio ao cliente.
  4. Desenvolver os procedimentos relativos ao acolhimento e serviços de assistência ao cliente.
  5. Desenvolver os procedimentos relativos à supervisão e coordenação no âmbito do alojamento, à promoção da unidade e ao contacto com o exterior.
  • Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços.
  • Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens.
  • Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento.
  • Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas.
  • Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país.
  • Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com vária modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte.
  • Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção.
  • Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico.
  • Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço.
  • Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade.
  • Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim.
  • Assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.
Formação Sociocultural
Código Disciplina Horas
Português 320
Inglês 220
Área de Integração 220
Educação Física 140
Oferta de Escola 100
Cidadania e Desenvolvimento
Formação Científica
Código Disciplina Horas
Economia 200
Matemática 100
Psicologia/Sociologia 200
Formação Tecnológica
Código UFCD obrigatórias Horas
ITM – Informação Turística e Marketing 300
ACL – Administração, Cont. e Legislação 275
Comunicar em Francês 150
OTR – Operações Técnicas em Recepção 375

Vem crescer connosco,
fazer parte desta familia.

Orgulho em proporcionar contextos de trabalho dinâmicos e facilitadores do crescimento pessoal. Desde 1989 a qualificar profissionais.

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