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Restaurante / Bar

Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Acesso

9.º ano de escolaridade ou equivalente e idade inferior a 20 anos até à data do início do ano escolar.

  • Apoios

    Subsídio de transporte e alimentação. Bolsa de material escolar e profissional. Seguro escolar e isenção de propinas.

  • Certificações

    Certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de ní­vel IV.

  • Outros

    Projetos e estágios nacionais e internacionais.

811 - Hotelaria e Restauração

Perfil profissional

  1. Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança.
  2. Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar.
  3. Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria.
  4. Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas.
  5. Executar confeções de sala e arte cisória.
  6. Planear e executar os diferentes serviços especiais.
  7. Faturar os serviços prestados.
  8. Controlar custos de alimentos e custos de bebidas.
  9. Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.
  10. Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
  11. Atender e resolver reclamações de clientes.
  12. Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Controlo de qualidade
    2. Informação turística
    3. Técnicas básicas de emergência
    4. Hábitos e culturas alimentares.
  2. Conhecimentos de:
    1. Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional
    2. Gestão de equipas
    3. Faturação
    4. Informática na ótica do utilizador.
    5. Gestão de stocks.
    6. Legislação alimentar e da atividade profissional
    7. Matemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).
    8. Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).
    9. Confeções de cozinha e pastelaria
    10. Enologia
    11. Processos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares
    12. Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Vocabulário técnico específico.
    2. Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).
    3. Técnicas de comunicação e de vendas
    4. Técnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.
    5. Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.
    6. Organização do serviço de restaurante.
    7. Organização do serviço de bar.
    8. Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.
    9. Estrutura e composição de cartas e ementas.
    10. Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.
    11. Métodos de serviço de restaurante/bar.
    12. Receituário de confeções de sala.
    13. Técnicas de arte cisória.
    14. Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.
    15. Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.
    16. Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.

Aptidões

  1. Limpar os espaços, equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/ bar.
  2. Preparar mobiliário, equipamentos, utensílios, roupas, decorações e outros meios e materiais necessários à execução do serviço de restaurante/bar.
  3. Realizar o aprovisionamento e armazenamento de matérias-primas para o restaurante/bar.
  4. Articular com as secções abastecedoras informações relativas às iguarias a servir, bem como as respetivas quantidades.
  5. Proceder à arrumação, do mobiliário, equipamento, materiais e utensílios do restaurante/bar.
  6. Receber os clientes.
  7. Encaminhar os clientes para os respetivos lugares.
  8. Apresentar a carta/ementa, fornecendo informações e sugestões.
  9. Registar os pedidos, encaminhá-los, e articular o serviço com a secção abastecedora.
  10. Preparar tapas, sandwich e aperitivos sólidos.
  11. Aplicar as técnicas de serviço de alimentos.
  12. Aplicar as técnicas de preparação e serviço de bebidas.
  13. Utilizar as técnicas adequadas de receção e transporte dos alimentos e das bebidas a servir.
  14. Empratar os alimentos e proceder à sua decoração
  15. Aplicar técnicas de confeção de sala e arte cisória.
  16. Aplicar técnicas de serviço de alimentos e bebidas em serviços especiais, de acordo as informações recolhidas junto do cliente.
  17. Utilizar ferramentas informáticas para registar e calcular o consumo do cliente.
  18. Finalizar o atendimento, garantindo a satisfação e fidelização do cliente.
  19. Inventariar as matérias-primas e proceder à respetiva potencialização em venda.
  20. Definir e aplicar capitações dos alimentos e bebidas.
  21. Pesquisar as tendências de mercado associadas ao restaurante e ao bar.
  22. Definir e planificar cartas de restaurante, bar e vinhos, tendo em conta o equilíbrio nutricional e dietético.
  23. Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda.
  24. Aplicar técnicas de atendimento em caso de reclamações de clientes.
  25. Resolver ou encaminhar as reclamações de clientes.
  26. Proceder à requisição das matérias-primas e produtos alimentares/bebidas.

Atitudes

  1. . Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia, com vista à criação de um bom ambiente de trabalho.
  2. Organizar o seu posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa.
  3. Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
  4. Demonstrar responsabilidade na utilização de mobiliário, equipamento, roupa, baixela e utensílios.
  5. Demonstrar sentido de responsabilidade, capacidade de iniciativa, autodomínio, destreza, autonomia, empenho e disponibilidade.
  6. Transmitir informações técnicas aos diferentes serviços.
  7. Evidenciar cuidados de higiene pessoal.
  8. Comunicar com o cliente, com vista à otimização do atendimento e à qualidade do serviço prestado.
  9. Propor as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações dos clientes.
  10. Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
  11. Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios.
Formação Sociocultural
Código Disciplina Horas
Português 320
Inglês 220
Área de Integração 220
Educação Física 140
Oferta de Escola 100
Cidadania e Desenvolvimento
Formação Científica
Código Disciplina Horas
Economia 200
Matemática 100
Psicologia/Sociologia 200
Formação Tecnológica
Código UFCD obrigatórias Horas
3353 Serviço de pequenos-almoços 25
4214 Língua inglesa aplicada ao restaurante/bar 25
4215 Língua francesa aplicada ao restaurante/bar 25
7297 Turismo Inclusivo – oportunidades e desafios 25
7298 Turismo inclusivo na restauração 25
7731 Higiene e segurança alimentar na restauração 25
7844 Gestão de equipas 25
8211 Higiene e segurança no trabalho na restauração 25
8259 Princípios de nutrição e dietética 25
8260 Comunicação, vendas e reclamações na restauração 50
8271 Serviço de restaurante/bar – serviços especiais 50
8283 Organização da cozinha 25
8286 Controlo de custos na restauração 50
8287 Capitações, fichas técnicas, cartas e ementas 25
8288 Serviço de restaurante/bar – mise-en-place e técnicas de serviço 50
8297 Preparações e confeções básicas de cozinha 50
8308 Língua francesa – turismo e hotelaria na região 25
8317 Língua inglesa – o profissional na restauração 25
8318 Língua francesa – o profissional na restauração 25
8329 Restauração – informação turística 25
8332 Confeções de sala 50
8333 Arte cisória 50
8334 Teoria de serviço de bebidas 25
8335 Serviço de bar 25
8336 Serviço de vinhos – preparação e execução 25
8337 Vinhos de Portugal e do mundo 25
8338 Execução do serviço de restaurante/bar 50
8339 Serviço casual de restaurante 50
8340 Serviço clássico de restaurante 50
8341 Serviço fine dinning 50
8342 Serviço de bebidas simples 50
8343 Serviço de bebidas compostas 50
8352 Novas tendências na restauração 25

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Orgulho em proporcionar contextos de trabalho dinâmicos e facilitadores do crescimento pessoal. Desde 1989 a qualificar profissionais.

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