Operação da ETAP Escola Profissional apoiada pelo Pessoas 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia.
Voltar

ERASMUS+ uma imagem de marca da ETAP Escola Profissional

Em fase final de avaliação e balanço da execução do projeto Erasmus+, iniciado em 2019, destinado aos alunos da escola para realização de estágios no estrangeiro e ao staff para atividades de job shadowing, não poderíamos estar mais satisfeitos com os resultados alcançados.

Ao longo dos últimos 3 anos, mesmo enfrentando a pandemia COVID 19 que obrigou a uma interrupção do projeto entre março de 2020 e abril de 2021, 74 alunos finalistas e recém diplomados da escola depositaram a sua total confiança nas condições proporcionadas pelo programa Erasmus e não perderam a oportunidade de realizar os seus estágios curriculares e extra curriculares num país europeu.

Em termos globais, 54 alunos finalistas da escola realizaram os seus estágios, durante 2 meses e meio, fora do país, e 12 alunos recém diplomados também o fizeram, durante um período de 4 meses. Não podemos deixar de referir que, com muita pena nossa, os 8 alunos recém diplomados que estavam em Fuerteventura e Barcelona, há praticamente um mês, antes da declaração mundial de pandemia, tiveram que interromper os seus estágios e não tiveram a oportunidade de os retomar devido às inúmeras restrições que todos vivemos neste período.

Apesar de todas as adversidades, os nossos alunos e staff foram resilientes e escolheram como destinos cidades como Barcelona e Bilbao ou a ilha de Fuerteventura em Espanha, a ilha de Malta e a cidade de Viena na Áustria.

Ao nível do staff da escola, uma comitiva de 10 elementos composta por pessoal docente e não docente da ETAP teve a possibilidade de estar durante uma semana na escola Calasanz Santurtzi, de Bilbao, para observar e aprender sobre os métodos e técnicas que utilizam na implementação do modelo de inovação pedagógica ETHAZI. Esta atividade proporcionou aos participantes uma capacitação e domínio das características deste modelo, que foram posteriormente partilhadas na ETAP com aqueles que não tiveram a possibilidade de viajar.

Com este projeto, a ETAP estabeleceu cooperação com novas empresas muito prestigiadas como, por exemplo, a cadeia de hotéis OASIS, da área da hotelaria em Fuerteventura, o BOA BAO bar/restaurante e o restaurante Fonda España, do chef galardoado com várias estrelas Michelin Martín Berasategui, em Barcelona, ou o The Xara Palace Relais & Chateaux, prestigiado hotel em Malta cujo restaurante foi também galardoado com uma estrela Michelin.

Por estas razões, acreditamos que a aprovação deste projeto tem tido positivos resultados na procura de novos alunos pela ETAP pois sabem que nesta escola há a possibilidade de realizarem estágios no estrangeiro, através do programa Erasmus. Por outro lado, também aumentamos a procura dos empresários pelo recrutamento de alunos da escola por terem nos seus currículos experiências de trabalho no estrangeiro verdadeiramente diferenciadoras.

ERASMUS é já uma imagem de marca da ETAP Escola Profissional.
A Coordenadora do Programa,
Angelina Presa