• 32 anos de ensino profissional

Técnico

Informática - Sistemas

O/A Técnico/a de Informática – Sistemas é o profissional habilitado a proceder à instalação, manutenção e configuração de diversos aplicativos e ferramentas nos diferentes sistemas operativos.
Acumula, também, competências na componente de desenvolvimento de software assim como, de gestão de bases de dados, assegurando desta forma uma otimização dos sistemas informatizados.

E depois?

Acesso direto ao ensino superior.
Benefícios:
Subsídio de alimentação e transporte. Bolsa de material escolar e profissional.
Certificação:
Conferem certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de nível IV.
Estágio:
Estágios no país e no estrangeiro - acesso ao programa ERASMUS+

Queres saber mais?

  • O que faz
  • Onde podes trabalhar
  • Plano curricular
- Efetua a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais e sistemas operativos e utilitários, de acordo com as necessidades dos utilizadores e a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
- Instala e configura computadores isolados ou em rede e periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos, de acordo com as suas características técnicas;
- Instala, configura, parametriza e gere sistemas operativos e utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos;
- Instala, configura, parametriza e gere software de administração de redes, nomeadamente na monitorização e manutenção da rede.
- Procede à instalação, configuração e parametrização de aplicações de gestão empresarial, tendo em conta o plano de instalação, os requisitos funcionais e o plano de acessos adequados ao cliente ou serviço, utilizando o software adequado, nomeadamente, utilizando ferramentas aplicacionais como o processamento de texto, folha de cálculo e apresentação gráfica.
- Procede à gestão e administração de bases de dados, a fim de implementar um sistema de informação numa organização ou empresa, tendo em conta os sistemas informáticos adequados.
- Faz a análise da informatização existente através das diferentes técnicas e metodologias de análise e usando os instrumentos informáticos apropriados, desenvolver as aplicações necessárias;
- Desenvolve aplicações informáticas, utilizando diferentes linguagens de programação;
- Implementa bases de dados, tendo em conta as técnicas e os procedimentos adequados.
- Desenvolve e implementa sistemas de Intranet e Internet, com recurso ao hipertexto, hipermédia e acesso a bases de dados.
- Desenvolve programação para a Web e procede à formatação de páginas em hipertexto para Intranet e Internet;
- Planeia, instala e gere servidores Intranet ou Internet em ambiente Web, de acordo com o projeto de estrutura de servidores Web.
O Técnico de Informática - Sistemas pode desempenhar as suas funções em empresas fornecedoras de soluções informáticas de Hardware, de manutenção de equipamentos informáticos e instituições detentoras de sistemas informáticos bem como em empresas vendedoras de equipamentos informáticos.

Criação do próprio negócio.
Inscrição na bolsa de emprego da ETAP após conclusão do curso.
Sociocultural
320h Português.
220h Língua Estrangeira I ou II - Inglês.
220h Área de Integração.
100h Oferta Escola.
140h Educação Física.
Científica
200h Físico-Química.
300h Matemática.
Técnica
1025h Formação Técnica.
600h Formação em contexto de trabalho.
Duração: 3 anos letivos.
Que esperas?
Inscreve-te já, vem crescer e tornar-te um profissional