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Design Moda

Planear, conceber e desenhar novos produtos de vestuário e coleções para homem, senhora, criança, jeanswear e streetwear, tendo em conta as tendências de mercado e de moda internacionais, os padrões de qualidade, os requisitos funcionais, as condicionantes técnicas de produção, entre outros fatores.

Unidade de Formação de Vila Nova de Cerveira

Requisito

9.º ano de escolaridade ou equivalente e idade inferior a 20 anos até à data do início do ano escolar.

  • Apoios

    Subsídio de transporte e alimentação. Bolsa de material escolar e profissional. Seguro escolar e isenção de propinas.

  • Certificação

    Certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de ní­vel IV.

  • Esrasmus+

    Projetos e estágios nacionais e internacionais.

542 - Indústrias do Têxtil, Vestuário, Calçado e Couro

Perfil profissional

  1. Analisar o mercado, as tendências da moda, as condicionantes técnicas e os padrões de qualidade, com vista ao planeamento e conceção de novos produtos de vestuário e coleções:
    1. Estudar as tendências da moda internacionais, nomeadamente, em termos de design, cor e características das matérias-primas e acessórios, nomeadamente, consultando revistas e cadernos de tendências e visitando exposições nacionais e internacionais da especialidade;
    2. Recolher, na área do vestuário, as informações relativas ao mercado, nomeadamente, o perfil do consumidor e o contexto em que o modelo de vestuário vai ser usado;
    3. Analisar as condicionantes técnicas de produção, por forma a viabilizar os processos de modelagem e de confeção;
    4. Analisar os padrões de qualidade e os requisitos funcionais do produto, nomeadamente, da ideia original e da estratégia da empresa, incluindo os objetivos comerciais.
  2. Planear coleções para os vários setores do vestuário, nomeadamente, estruturando as coleções e definindo os modelos a desenvolver.
  3. Conceber, manualmente e/ou com recurso a meios informáticos, os modelos de vestuário que irão constituir a coleção:
    1. Desenhar modelos de vestuário, traçando os seus elementos constituintes;
    2. Seleccionar as matérias-primas, as cores e os acessórios do modelo;
    3. Elaborar fichas técnicas com informações relativas à definição do modelo, nomeadamente, o traçado, a natureza da matéria-prima, as cores, as medidas, acessórios, os forros, as costuras e as etiquetas.
  4. Acompanhar a execução do protótipo do modelo, nas fases de modelagem e confeção, verificando a sua conformidade com as especificações técnicas e com os padrões de qualidade definidos, nomeadamente, ao nível das matérias-primas, do corte, das costuras e dos acabamentos, propondo eventuais alterações sempre que necessário.
  5. Apresentar o modelo de vestuário e/ou o seu protótipo ao cliente ou aos responsáveis pela empresa, com vista à sua aprovação e proceder a eventuais adaptações.
  6. Desenvolver, junto dos destinatários, atividades de promoção das coleções de vestuário:
    1. Seleccionar e conjugar os modelos de vestuário a promover nos diversos meios de divulgação, nomeadamente, em desfiles e em catálogos de coleção;
    2. Participar na organização da exposição da coleção de vestuário, com vista ao seu lançamento.
  7. Elaborar relatórios e outros documentos de controlo, relativos à sua atividade.

Conhecimentos

  1. Noções de:
    1. Marketing.
  2. Conhecimentos de:
    1. Língua inglesa.
    2. Informática na ótica do utilizador.
    3. Tendências de moda.
    4. História da moda.
    5. Teoria da cor.
    6. Figura humana.
    7. Ilustração de moda.
    8. Desenho assistido por computador.
    9. Processos de recolha e de análise de informação.
    10. Metodologia de planeamento de coleções.
    11. Modelagem.
    12. Tecnologia e processos de confeção.
    13. Organização e apresentação de coleções.
    14. Normas e procedimentos de qualidade.
    15. Ambiente, segurança, higiene e saúde no trabalho.
  3. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Design de moda aplicado aos vários setores de vestuário.
    2. Desenho geral e técnico.
    3. Características e comportamentos das matérias-primas.

Aptidões

  1. Utilizar processos de recolha e análise de informação para a conceção de modelos e coleções de vestuário.
  2. Interpretar e utilizar a informação na conceção de modelos e coleções de vestuário.
  3. Aplicar os métodos de planeamento de coleções.
  4. Aplicar os métodos e as técnicas de desenho manual de modelos de vestuário.
  5. Aplicar os métodos e as técnicas de desenho assistido por computador de modelos de vestuário.
  6. Utilizar as técnicas de seleção de matérias-primas e acessórios, com vista à sua conjugação no modelo de vestuário a confecionar.
  7. Identificar e combinar cores e texturas.
  8. Determinar os elementos relativos à definição do modelo, com vista à elaboração de fichas técnicas.
  9. Aplicar métodos e técnicas de elaboração de fichas técnicas.
  10. Aplicar normas e procedimentos de qualidade adequados à conceção de modelos de vestuário.
  11. Aplicar os métodos e as técnicas de lançamento e promoção das coleções.
  12. Utilizar a documentação técnica respeitante ao registo da atividade desenvolvida.
  13. Aplicar as normas e os procedimentos de segurança, higiene e saúde e de proteção ambiental respeitantes à atividade profissional.

Atitudes

  1. Adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a novas tecnologias.
  2. Revelar criatividade, iniciativa, abertura à mudança e espírito de equipa.
  3. Integrar as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental no exercício da sua atividade profissional.
  4. Demonstrar sentido estético na combinação de formas, cores e texturas.
  5. Comunicar e interagir com os outros e com o meio.
  6. Decidir sobre soluções mais adequadas na resolução de situações concretas.

A aguardar atualização de informação, do Diretor de Curso.

Vem crescer connosco,
fazer parte desta familia.

Orgulho em proporcionar contextos de trabalho dinâmicos e facilitadores do crescimento pessoal. Desde 1989 a qualificar profissionais.