Planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.
Unidade de Formação de Vila Praia de Âncora
Requisito
9.º ano de escolaridade ou equivalente e idade inferior a 20 anos até à data do início do ano escolar.
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Apoios
Subsídio de transporte e alimentação. Bolsa de material escolar e profissional. Seguro escolar e isenção de propinas.
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Certificação
Certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de nível IV.
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Esrasmus+
Projetos e estágios nacionais e internacionais.
Perfil profissional
- Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança.
- Acolher e atender o cliente no serviço de restaurante/bar.
- Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria.
- Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas.
- Executar confeções de sala e arte cisória.
- Planear e executar os diferentes serviços especiais.
- Faturar os serviços prestados.
- Controlar custos de alimentos e custos de bebidas.
- Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos.
- Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
- Atender e resolver reclamações de clientes.
- Efetuar requisições e preencher outra documentação técnica relativa à atividade desenvolvida.
Conhecimentos
- Noções de:
- Controlo de qualidade
- Informação turística
- Técnicas básicas de emergência
- Hábitos e culturas alimentares.
- Conhecimentos de:
- Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional
- Gestão de equipas
- Faturação
- Informática na ótica do utilizador.
- Gestão de stocks.
- Legislação alimentar e da atividade profissional
- Matemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).
- Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).
- Confeções de cozinha e pastelaria
- Enologia
- Processos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares
- Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Vocabulário técnico específico.
- Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).
- Técnicas de comunicação e de vendas
- Técnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.
- Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.
- Organização do serviço de restaurante.
- Organização do serviço de bar.
- Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.
- Estrutura e composição de cartas e ementas.
- Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.
- Métodos de serviço de restaurante/bar.
- Receituário de confeções de sala.
- Técnicas de arte cisória.
- Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.
- Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.
- Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.
Aptidões
- Limpar os espaços, equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/ bar.
- Preparar mobiliário, equipamentos, utensílios, roupas, decorações e outros meios e materiais necessários à execução do serviço de restaurante/bar.
- Realizar o aprovisionamento e armazenamento de matérias-primas para o restaurante/bar.
- Articular com as secções abastecedoras informações relativas às iguarias a servir, bem como as respetivas quantidades.
- Proceder à arrumação, do mobiliário, equipamento, materiais e utensílios do restaurante/bar.
- Receber os clientes.
- Encaminhar os clientes para os respetivos lugares.
- Apresentar a carta/ementa, fornecendo informações e sugestões.
- Registar os pedidos, encaminhá-los, e articular o serviço com a secção abastecedora.
- Preparar tapas, sandwich e aperitivos sólidos.
- Aplicar as técnicas de serviço de alimentos.
- Aplicar as técnicas de preparação e serviço de bebidas.
- Utilizar as técnicas adequadas de receção e transporte dos alimentos e das bebidas a servir.
- Empratar os alimentos e proceder à sua decoração
- Aplicar técnicas de confeção de sala e arte cisória.
- Aplicar técnicas de serviço de alimentos e bebidas em serviços especiais, de acordo as informações recolhidas junto do cliente.
- Utilizar ferramentas informáticas para registar e calcular o consumo do cliente.
- Finalizar o atendimento, garantindo a satisfação e fidelização do cliente.
- Inventariar as matérias-primas e proceder à respetiva potencialização em venda.
- Definir e aplicar capitações dos alimentos e bebidas.
- Pesquisar as tendências de mercado associadas ao restaurante e ao bar.
- Definir e planificar cartas de restaurante, bar e vinhos, tendo em conta o equilíbrio nutricional e dietético.
- Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda.
- Aplicar técnicas de atendimento em caso de reclamações de clientes.
- Resolver ou encaminhar as reclamações de clientes.
- Proceder à requisição das matérias-primas e produtos alimentares/bebidas.
Atitudes
- . Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia, com vista à criação de um bom ambiente de trabalho.
- Organizar o seu posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa.
- Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
- Demonstrar responsabilidade na utilização de mobiliário, equipamento, roupa, baixela e utensílios.
- Demonstrar sentido de responsabilidade, capacidade de iniciativa, autodomínio, destreza, autonomia, empenho e disponibilidade.
- Transmitir informações técnicas aos diferentes serviços.
- Evidenciar cuidados de higiene pessoal.
- Comunicar com o cliente, com vista à otimização do atendimento e à qualidade do serviço prestado.
- Propor as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações dos clientes.
- Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
- Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios.
Vem crescer connosco,
fazer parte desta familia.
Orgulho em proporcionar contextos de trabalho dinâmicos e facilitadores do crescimento pessoal. Desde 1989 a qualificar profissionais.