A ETAP – Escola Profissional recebeu, no dia 26 de novembro, em Vila Nova de Cerveira e Vila Praia de Âncora, a segunda visita integrada na iniciativa promovida pela Fundação Manuel Leão, reunindo 20 participantes provenientes de Agrupamentos de Escolas Públicas, Escolas Profissionais e Centros de Formação de várias regiões. Esta ação teve como principal objetivo promover a aproximação entre instituições educativas e dar a conhecer práticas pedagógicas inovadoras que estão a marcar o futuro da formação profissional.
Durante a sessão, os visitantes tiveram a oportunidade de contactar diretamente com o modelo ETHAZI, a metodologia pedagógica de referência da ETAP, assente no trabalho colaborativo, na interdisciplinaridade e na resolução de desafios reais. Este modelo valoriza a autonomia dos estudantes, o desenvolvimento de competências transversais e a construção de aprendizagens significativas alinhadas com as exigências do mercado de trabalho.
A apresentação do modelo ETHAZI foi conduzida por alunos, docentes e pela Diretora Pedagógica da ETAP, proporcionando uma visão completa e autêntica sobre o modo como este modelo é vivido diariamente na escola. A participação ativa dos estudantes tornou possível demonstrar, na prática, o impacto positivo desta abordagem na sua formação e no desenvolvimento das suas competências pessoais e profissionais.
Na apresentação realizada na ETAP Escola Profissional de Vila Nova de Cerveira pelos
alunos de Desporto, Comunicação e Serviço Digital e Design de Moda, os participantes compreenderam os desafios realizados nestes cursos, com especial enfoque no desenvolvimento das várias etapas do modelo.
alunos de Desporto, Comunicação e Serviço Digital e Design de Moda, os participantes compreenderam os desafios realizados nestes cursos, com especial enfoque no desenvolvimento das várias etapas do modelo.
A visita contou ainda com a presença do Professor Joaquim Azevedo, Presidente da Fundação Manuel Leão e uma figura incontornável na criação e consolidação do ensino profissional em Portugal. A sua participação reforçou a relevância da iniciativa e sublinhou a importância de continuar a investir em modelos educativos que promovam inovação, qualidade e ligação ao tecido empresarial.
Ao longo do encontro, os participantes puderam também visitar os espaços formativos da escola, acompanhar demonstrações de projetos desenvolvidos pelos alunos e dialogar com docentes sobre a implementação diária do modelo ETHAZI, o acompanhamento pedagógico e os desafios e oportunidades da formação profissional atual.
A visita culminou com o almoço no Restaurante Pedagógico da escola. O menu e serviço deste almoço resultou do Desafio 4 das turmas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, pelo que, os participantes tiveram oportunidade de observar a implementação deste modelo também na área da Hotelaria.
A ETAP destaca a importância destes momentos de partilha, reflexão e articulação entre instituições, que contribuem para o fortalecimento das redes educativas e para a disseminação de práticas que valorizam os estudantes e elevam a qualidade do ensino profissional. A escola agradece a presença de todos os participantes e mantém o compromisso de continuar a inovar e a abrir portas à comunidade educativa.