Serviços Jurídicos
Perfil profissional
- Organizar, instruir e movimentar processos judiciais, com cômputo de prazos e pagamento de custas processuais.
 - Organizar, instruir e movimentar extrajudiciais.
 - Organizar, instruir e movimentar processos administrativos, com cômputo de prazos e pagamento de custas processuais.
 - Organizar, instruir e movimentar processos registrais com cômputo de prazos e pagamento de emolumentos.
 - Organizar, instruir e movimentar processos notariais, com cômputo de prazos e pagamento de emolumentos.
 - Coordenar o atendimento ao público e a execução de tarefas administrativas.
 - Elaborar e dar entrada de requerimentos de registo comercial, predial, automóvel e civil.
 - Gerir e organizar o fluxo de informação dentro do escritório/empresa que coordena, nomeadamente recorrendo ao uso dos meios informáticos.
 - Organizar e gerir o arquivo de legislação e de documentação jurisprudencial e doutrinal da instituição/organização.
 
Conhecimentos
- Conhecimentos de:
- Direito Constitucional
 - Direito Processual Civil
 - Direito Processual Penal
 - Direito do Trabalho
 - Direito Comercial
 - Organização do Sistema Judiciário
 - Comunicação
 - Atendimento
 - Organização e arquivo de documentação
 
 - Conhecimentos aprofundados de:
- Notariado
 - Registo Civil
 - Inventário
 - Registo Predial
 - Registo Comercial
 - Registo Automóvel
 - Emolumentos
 - Estatuto dos Magistrados judiciais
 - Estatuto do Ministério Público
 - Estatuto dos funcionários de justiça
 - Processo Penal
 - Processo Civil
 - Processo Executivo
 - Processo do Trabalho
 - Processo Tutelar Cível
 - Processo de Jurisdição Voluntária
 - Processo de Insolvência e recuperação de empresas
 - Custas Processuais
 - Aplicações informáticas de gestão processual
 - Comunicação organização
 
 
Aptidões
- Interpretar Legislação.
 - Aplicar técnicas de planeamento e organização da rotina diária e mensal da chefia/direção, providenciando pelo cumprimento dos compromissos/diligências agendados.
 - Aplicar técnicas de organização da agenda, efetuando a marcação de reuniões, atos notariais, atos registrais consultas e outras diligências, tendo em conta a sua duração e localização e procedendo a eventuais alterações.
 - Aplicar técnicas de organização de reuniões, convocatórias, atos notariais e documentação de apoio, providenciando pela disponibilização e preparação do local da sua realização, incluindo o equipamento de apoio.
 - Aplicar procedimentos para o cumprimento de despachos.
 - Efetuar citações, notificações com recurso às aplicações informações.
 - Aplicar técnicas de atendimento telefónico
 - Aplicar técnicas de atendimento ao público.
 - Aplicar técnicas de organização e execução de tarefas relacionadas com o expediente geral.
 - Aplicar técnicas de gestão de expediente.
 - Aplicar técnicas de elaboração de cartas, ofícios, memorandos, notas informativas e documentos administrativos e/ou jurídicos.
 - Aplicar técnicas de processamento de texto, de correspondência e de outra documentação administrativa e/ou jurídica.
 - Aplicar técnicas de organização e execução de documentação e de processos, respeitando as regras e procedimentos de arquivo.
 - Aplicar técnicas de gestão e organização de secretariado forense/de oficial de justiça/de oficial de registos/de funcionário judicial.
 - Aplicar técnicas de organização, instrução e movimentação de processos, efetuando pesquisas e selecionando documentação útil a pedidos externos e internos de informação.
 - Aplicar técnicas de elaboração e atualização de ficheiros de contactos bem como outro tipo de informação útil à gestão do serviço.
 - Elaborar processos de inventário.
 - Tramitar processos administrativos.
 - Tramitar processos judiciais.
 - Tramitar atos notariais.
 - Tramitar atos de registos civil, predial, comercial e automóvel.
 - Tramitar planos de insolvência.
 - Contar prazos judiciais.
 - Contar prazos administrativos.
 - Calcular custas judiciais.
 - Calcular emolumentos.
 - Utilizar as aplicações informáticas.
 - Efetuar a tramitação processual no contexto de processos “virtuais”.
 
Atitudes
- Demonstrar capacidade de organização do posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações da chefia/direção e do público interno e externo ao: escritório, empresa ou serviço público.
 - Demonstrar capacidade de comunicação assertiva com o público, tendo em conta os objetivos e a cultura da empresa ou serviço público.
 - Facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados.
 - Promover um clima de confiança nas relações desenvolvidas no seio do local de trabalho.
 - Demonstrar capacidade de iniciativa na resolução de situações concretas com recurso à criatividade, inovação, espírito crítico e qualidade.
 - Agir em conformidade com a ética profissional.
 - Adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a novas tecnologias.
 
				Vem crescer connosco,
 fazer parte desta familia.					
	
		
Orgulho em proporcionar contextos de trabalho dinâmicos e facilitadores do crescimento pessoal. Desde 1989 a qualificar profissionais.
Planear, coordenar e executar atividades de assessoria, apoio técnico, bem como desempenhar tarefas administrativas e processuais de teor jurídico, com vista a apoiar o profissional jurídico ou dirigente da entidade em que presta serviço (Tribunais/Julgados de Paz, nos Cartórios Notariais, nas Conservatórias de Registos, nos Escritórios de Advogados e Solicitadores e nos Gabinetes Jurídicos das Empresas/Instituições).
Unidade de Formação de Viana do Castelo
Task
9.º ano de escolaridade ou equivalente e idade inferior a 18 anos até à data do início do ano escolar.
- 
            
Strategy
Subsídio de transporte e alimentação. Bolsa de material escolar e profissional. Seguro escolar e isenção de propinas.
 - 
            
Design
Certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de nível IV.
 - 
            
Client
Projetos e estágios nacionais e internacionais.